Projeto “Arte que Salva” chega a Miami

Por Gazeta News

Arte que salva

A artista plástica brasileira, Carmem Gusmão, apresentará em seu estúdio em Miami o projeto que ela está coordenando, “Arte que Salva”, no dia 6. “No ano passado, eu participei desse projeto em Belo Horizonte e a fundadora me convidou para coordenar o ‘Arte que Salva’ nos Estados Unidos”, explica. “Foi um sucesso: conseguimos a participação de mais de 50 artistas no Brasil e nos Estados Unidos”.

O projeto Arte que Salva é uma organização internacional sem fins lucrativos que foi criada em 2009 pela farmacêutica e artista Eve Picardi. “O projeto consiste em socorrer crianças que vivem em extrema pobreza e risco social em qualquer lugar do mundo. Para a sua realização, uma equipe de voluntários liderados pela autora do projeto viaja aos lugares necessitados, após contato prévio com missionários locais”, explica Carmem. “A equipe viaja levando telas e tintas para que as crianças possam pintar livremente. Durante a estadia nos locais, é feita uma pesquisa das condições de vida e de saúde das crianças locais para que se direcione e aplique, posteriormente, os recursos levantados pelo projeto.

As telas pintadas pelas crianças são enviadas a artistas de várias nações, que fazem uma nova pintura junto com as pinturas das crianças, surgindo, então, uma obra de arte com a participação das crianças. Com estas obras, uma exposição e um leilão são realizados em um espaço público. Os recursos auferidos com a venda das obras retornam, integralmente, para socorro das crianças”.

O próximo leilão será em Miami, na Saccaro USA (3466 N Miami Ave, Miami, FL 33127), no dia 26 de março, às 6pm. Para saber mais, acesse a página do Facebook, Arte que Salva.