Projeto de lei poderá trazer alívio a venezuelanos nos EUA
Muitos venezuelanos não podem voltar para seu país por temeram sofrer punição do governo ditatorial, dizem os formuladores do projeto de lei bipartidário.
Se aprovada, a lei trará alívio para grande número de venezuelanos que firmaram residência no sul da Flórida, a maioria deles em Weston e Doral.
Os apoiadores do projeto de lei são: a deputada republicana Ileana Ros-Lehtinen, de Miami, e os deputados democratas Debbie Wasserman Schultz, de Weston, e Alan Grayson, de Orlando, que é candidato ao Senado.
“Nós não podemos, em sã consciência, forçar venezuelanos a voltar a um país onde poderão ser presos, torturados ou executados só porque se opõem ao governo”, disse Grayson. “A forma mais lógica de fazer com que fiquem seguros é de dar a eles o status de residentes permanentes”.
Se for aprovado o projeto de lei, Venezuelanos elegíveis teriam até 2019 para se registrarem e terem seu status imigratório ajustado. De acordo com o Census, mais de 80 mil pessoas com ascendência venezuelana vivem nos condados de Miami-Dade, Broward e Palm Beach, um aumento de 250% de 2000 a 2013. Fonte: Washington Bureau.
