Projeto de lei propõe punição severa a jovens condutores na Flórida

Por Gazeta News

texting-while-driving flickr

Motoristas jovens e inexperientes, de 15 a 17 anos, podem enfrentar uma punição mais severa no trânsito caso um projeto de lei de dois políticos do sul da Flórida seja aprovado.

Os políticos Emily Slosberg (D-Boca Raton) e Sen.Rene Garcia(R-Miami) introduziram um projeto de lei para tornar ofensa primária o uso do celular para envio de mensagens de texto ao volante por motoristas principiantes.

"Temos uma epidemia nas estradas", diz Slosberg."Acredito que a condução distraída por envio de mensagens ao dirigir é uma das principais causas de fatalidades no trânsito”, afirmou.

Aumento de mortes no trânsito

De acordo com a National Highway Traffic Safety Administration, em 2015, mortes causadas por motoristas distraídos em todo o país tiveram um aumento de 8,8% sobre o ano anterior, passando de 3.197 para 3.477 mortes no trânsito.

A Divisão de Segurança Rodoviária e Veículos Automotores da Flórida observou que em 2015 a condução distraída contribuiu com 16,22% das lesões causadas por acidentes e 7,34% de todos os acidentes fatais em todo o estado, o que equivale a 39.468 pessoas feridas e 216 mais mortes como resultado de condução distraída.

Essa última estatística contrasta e muito quando se compara com o ano de 2011, quando a distração ao volante causou apenas um décimo (21) da quantidade de mortes nas estradas da Flórida.

"Motoristas distraídos são tão perigosos quanto os motoristas bêbados", disse Slosberg.

O projeto de lei está definido para seguir para o Senado no dia 7 de fevereiro, às 2pm, na Comissão de Comunicações, Energia e Utilidades Públicas.

Com informações do Sun Sentinel.