Projeto de lei propõe visto a quem comprar casas nos EUA

Por Gazeta News

Um projeto de lei mais amplo sobre imigração de dois senadores propõe que estrangeiros que comprem um imóvel nos EUA ganhem um visto para morar no país.

Em um momento no qual os preços estão no patamar mais baixo desde 2003, o plano do democrata Charles Schumer e do republicano Mike Lee prevê que estrangeiros que comprem imóveis residenciais acima de US$ 500 mil tenham direito a visto de permanência.

Não é preciso que o valor total seja gasto em uma única casa, contanto que o preço de um dos imóveis alcance metade do montante. Mas é preciso pagar à vista.

Corretores estimam que centenas de brasileiros tenham comprado imóveis na Flórida com valores acima do citado no projeto nos últimos meses. Em Miami, 5,5% das vendas são para estrangeiros. O movimento é semelhante em outros Estados, com outras nacionalidades -na Califórnia, são os chineses os grandes compradores.

Segundo a Associação Nacional de Corretores dos EUA, estrangeiros e imigrantes recentes compraram US$ 82 milhões em imóveis no país entre abril do ano passado e abril deste ano (dado mais recente disponível), 24% acima do período anterior.

“A meta principal é ajudar o mercado imobiliário, que é a grande âncora da nossa economia”, afirmou Schumer a TVs locais. “No fim, a medida também impulsionará a economia como um todo.”

O senador disse não se tratar de um programa de cidadania. É preciso que os interessados, além de comprar o imóvel, vivam nos EUA 180 dias do ano e paguem impostos no país. Cônjuges e filhos podem ser beneficiados.

Schumer e Lee devem enfrentar oposição da bancada anti-imigrantes. O debate sobre imigração toma rumos mais radicais, com o governo federal aumentando as deportações e governos locais implementando suas próprias leis para expulsar estrangeiros sem documentos.