Projeto de reforma gera pouca discussão em prefeituras

Por Gazeta News

reforma lobiondo2

O deputado republicano Frank LoBiondo representa um distrito do sul de Jersey no Congresso com uma população hispânica considerável, fazendas que empregam trabalhadores imigrantes, uma presença sindical influente e um eleitorado que votou duas vezes para o presidente Obama.

Ele é exatamente o tipo de republicano que ativistas teriam como alvo durante o recesso de agosto, quando os membros do Congresso voltam para casa.

Mas em uma reunião da Câmara de Comércio local do Rotary Club no dia 22, a imigração nunca foi mencionada. Os presentes falaram sobre a reforma na saúde, agitações no Oriente Médio e até sobre formas de melhorar o tráfego na região, mas a reforma de imigração ficou de fora. “É um grande problema nacional, mas neste distrito não é apenas algo sobre a mente das pessoas”.

Não é por falta de tentativa dos defensores. O distrito de LoBiondo é um dos 17 distritos eleitorais que democratas disseram que seria alvo de campanhas pela reforma da imigração em agosto com “táticas de mídia, amplificação de mensagens e sensibilização da comunidade”, segundo um comunicado.

Na semana passada, Organizing for Action, um grupo de ação política que promove a agenda de Obama, usou sua conta no Twitter local de New Jersey, em um esforço para organizar pessoas para aparecer em um evento de LoBiondo em Cape May, para mostrar apoio à reforma da imigração. Jason Galanes, porta-voz de LoBiondo, notificou os organizadores do evento e da polícia local que os manifestantes poderiam estar presentes. Não foi necessário. “Ninguém apareceu”, disse Galanes.

A falta de pressão política de LoBiondo, tanto para apoiar ou se opor à reforma da imigração, é igual em outros distritos eleitorais republicanos durante o recesso de agosto. Os defensores da revisão das leis de imigração do país estão vendo esta mudez como, talvez, uma vitória parcial, uma prova de que os republicanos que têm indicado que poderiam apoiar um caminho para a legalização de imigrantes indocumentados não vai enfrentar a reação violenta dos conservadores na volta para casa.

Aqueles que se opõem à concessão de cidadania aos imigrantes indocumentados viu algo mais em agosto - um movimento conservador focado mais na crítica da reforma da saúde do presidente. Um pequeno empresário entrevistado pelo “USA Today” disse que foi à reunião com LoBiondo na semana passada e, embora seja contra conceder um caminho para a cidadania aos imigrantes, preferiu debater sobre a reforma na saúde. “Isso irá afetar muito mais pessoas”, disse Andy Merendino.

Em algumas regiões, a discussão foi mais acirrada quando republicanos se colocaram em relação à imigração.

O deputado Chris Stewart, R-Utah, teve que expulsar hispânicos de seu escritório em Salt Lake City esta semana, quando chegaram a protestar contra a sua proposta de conceder status legal, mas nunca cidadania aos imigrantes indocumentados. Cerca de mil pessoas protestaram em frente ao escritório de Bakersfield do deputado Kevin McCarthy, R-Calif, para pressiona-lo a apoiar a cidadania.

Por outro lado, o deputado Spencer Bachus, R-Ala., foi constantemente interrompido durante um discurso em Gardendale, Alabama, sobre o seu apoio a um plano para conceder cidadania aos imigrantes indocumentados.  Mas em sua maioria, republicanos não têm assistido a um aumento notável no interesse sobre o assunto. As informações são do “USA Today”.