Projeto de Utah poderá favorecer imigrantes indocumentados

Por Gazeta Admininstrator

Um projeto de lei que beneficiaria imigrantes foi apresentado por senadores republicanos do estado de Utah. O Bill 116 autorizaria imigrantes indocumentados a fazer parte de um programa do trabalhador convidado. As informações são do Comunidade News.

De acordo com matéria da Associated Press (AP), os políticos estariam preocupados com o número de projetos de lei sobre imigração no estado.

Segundo Bill Wright, senador por Holden, o Bill 116 permitiria que imigrantes indocumentados que já moram em Utah se registrassem para trabalhar como convidados.

Ao invés de focar em deportações, o projeto de lei reconhece a importância dos imigrantes indocumentados na economia, segundo o político. “Não podemos simplesmente ser proibitivos. Esta é nossa única opção para seguirmos em frente”, disse Wright.

O Bill 116 permitiria ainda que os membros da família do imigrante que se registrasse no programa do trabalhador convidado ficasse no país. Mas a permissão para ser trabalhador convidado tem suas restrições: o imigrante aprovado não poderia se beneficiar de programas do governo na área da saúde ou para desempregados.

Existem mais de seis projetos de lei sobre imigração em Utah. Michael Waddoups, presidente do senado e republicano por Taylorsville, disse que sua bancada está preocupada porque nem todos os problemas serão abordados por leis individuais. Os senadores republicanos gostariam de ver uma lei que equilibra uma legislação com foco em negócios, aplicação da lei e anistia.

Foco em lei anti-imigrante
“O senado gostaria de lidar com todos eles e ter uma lei que coloque um programa junto, ao invés de correr o risco de ter somente uma coisa acontecendo. Gostaríamos de ter um programa completo para atender a todas as necessidades da comunidade”, disse Waddoups.

Todos os projetos de lei sobre imigração em Utah encontram a forte oposição de Stephen Sandstrom, republicano de Orem responsável por uma lei similar à SB 1070, lei anti-imigrante do Arizona. Através de um comunicado, Sandstrom declarou que milhares de moradores de Utah querem que uma lei que seja aplicada de maneira vigorosa, fosse aprovada nesta sessão. “E vou me focar nisto”, disse o político.

Leis relacionadas à imigração em processo, em Utah

Utah House Bill 70 – HB 70 – Illegal Immigrant Enforcement Act – Esse projeto de lei pediria, entre outras coisas, que policiais parassem e verificassem o status imigratório de uma pessoa suspeita de ser um imigrante indocumentado. Status: Passou na Câmara dos deputados e está esperando por audiência no Senado.

Utah House Bill 116 – Guest Worker Program Act – Este projeto de lei modificaria o código do Utah Workforce Services e estabeleceria um programa de trabalhadores convidados, que daria documentação a indivíduos em situação irregular. Status: Passou pelo comitê da Câmara dos Deputados e está esperando por votação na mesma.

Utah Senate Bill 60 – Pilot Accountability Permit Program and Identity Related Amendments – Este projeto de lei requer que imigrantes indocumentados com idade acima de 14 anos se registrem para receber um cartão que teria que ser renovado a cada dois anos. O cartão exigiria impressões digitais, fotografias e uma investigação dos antecedentes criminais da pessoa. Exigiria também 160 horas de aulas de inglês, pagos por aqueles que queiram obter o cartão. Os detentores do cartão teriam que pagar impostos e seriam proibidos de receber seguro desemprego ou qualquer outra assitência do governo. Status: Esperando por audiência no comitê do Senado.

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI

Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI