Projeto Decolando: a alegria de fazer sorrir

Por Gazeta Admininstrator

Por: Letícia Kfuri

Criado há 12 anos, o projeto Deco-lando foi criado pelo Núcleo Social Ezanor Atahyde, em parceria com a prefeitura municipal de Manacapuru, no interior do Amazonas. O Decolando entrega, todos os anos, em dezembro, prêmios aos alunos que conquistaram as melhores médias escolares. Distribui também brinquedos aos alunos das escolas, inscritos no projeto. Desde a sua fundação, o projeto já distribuiu prêmios e brinquedos para mais de 25 mil crianças.

O objetivo do projeto é o incentivo educacional público, procurando agregar oportunidades de um futuro melhor para crianças menos favorecidas. “Nossa intenção é contribuir para melhorar a qualidade do ensino na rede pública, incentivar as crianças a desenvolverem o gosto pelos estudos e dar a todos os alunos da rede pública, que participem do projeto, a chance de uma disputa saudável, onde o maior prêmio é o saber”, diz Indra Athayde, idealizadora do projeto, que mora em Miami.

O projeto Decolando consiste na seleção dos cinco melhores alunos do ensino fundamental, de cada escola participante. Os classificados participam do chamado “Provão Decolando”. Destes, os melhores dez colocados ganham prêmios como computadores, televisores, bicicletas, câmeras digitais e bolsas de estudo para cursos de informática.

Todos os participantes são premiados com brinquedos arrecadados de doações. Também é premiada a escola que mais classificar alunos, também recebe um computador. A premiação é entregue, em dezembro, em uma grande festa, com a participação de cerca de 5 mil crianças e a presença do Papai Noel.

Além das escolas, o projeto distribui também brinquedos em comunidades carentes da região, Apae, hospitais e tribos indígenas. “Eu me sinto uma pessoa muito abençoada, porque faço na cara e na coragem. A família inteira ajuda, todo mundo veste a camisa do Decolando, arrecada brinquedos, e no dia vai todo mundo fazer a entrega”, conta Indra.

O Decolando surgiu a partir do sonho de Ezanor Athayde, avô de Indra, e foi concreti-zado por ela, e por toda a família, que acreditam no ideal de construir um mundo melhor. “Essa é o sonho dele, que descobri por acaso. Conversei com o meu pai, e descobri que ele também tinha o mesmo sonho. Há 12 anos iniciamos a distribuição de brinquedos para meninos pobres de Manaus. Conforme os anos foram passando, o projeto foi crescendo”, conta Indra, que lançou o projeto, em 2003, com a parceria da rede municipal de educação de Manacapuru, onde nasceu. “No começo eram 800 crianças. Em 2006 foram 5 mil crianças, em 2007 foram 8 mil, e esse ano deverão ser também 8 mil pessoas”, conta.

Atualmente, o projeto além de abranger escolas municipais também abrange o hospital da cidade, a Apae e comunidades carentes riberinhas.

Papai Noel
Francisco Rodrigues começou, há cinco anos trabalhar no projeto Decolando. Antes disso, já era Papai Noel. Há cerca de 12 anos, ele iniciou trabalho semelhante com o programa Brazilian Mission, na cidade de Várzea Alegre, a 400 Km de Fortaleza, no Ceará. “Como sempre usei barba, onde eu andava nas ruas, os próprios americanos diziam que eu parecia com Santa Claus (Papai Noel)”, conta Francisco, que vive em Deerfield Beach.

Ele lembra com alegria, alguns dos momentos emocionantes que passou como Papai Noel. “Em uma fundação para crianças carentes perguntei a uma menininha que devia ter uns 7 anos, o que ela queria do Papai Noel, e a criança disse: - Eu queria ser feliz – Todos choraram”, recorda Francisco.
- A primeira vez que fizemos uma visita de surpresa em um hospital, foi uma coisa impressionante. As crianças que não comiam comeram, e as que não sorriam, sorriram. Uma ocasião, o Papai Noel levou uma cadeira de rodas para uma senhora muito velhinha, que estava há 70 anos em uma rede. A alegria dela foi muito emocionante. Cada emoção que passo morre um coração e nasce outro – resume Francisco.

Patrocínio
O Decolando, ao longo dos anos fez amigos, no Brasil e na Flórida. E são esses amigos que ajudam com doações, e permitem que o ideal continue. “A Confiança ajuda com o transporte das doações para o Brasil, os amigos doam brinquedos e dinheiro”, lembra Indra.

O porta-voz da empresa Confiança, Francisco Rodrigues, que tornou-se a imagem do Papai Noel brasileiro na Flórida é uma das principais figuras do projeto. Todos os anos, ele abre mão de suas férias para ir para o interior de Manaus, realizar a festa de Natal de milhares de crianças carentes. Francisco também frisa a importância da colaboração de empresários e indivíduos para o sucesso do projeto. “O Martins da Inter Transfers cedeu um espaço da loja dele, o ano inteiro, para receber doações de brinquedos para o projeto. Quase toda semana pegamos uma caixa de 50 polegadas que deixam para nós com brinquedos, e mandamos para o Brasil”, conta Francisco.

- Tem um colaborador, William Carneiro, que há três anos doa o prêmio do primeiro colocado. São pessoas assim que, cada vez mais, nos dão estímulo para prosseguir – diz Indra.

A solidariedade também vem de outros estados. “Edson, da empresa Provac, em Boston, Massachussets doou uma cadeira de rodas elétrica novinha, na embalagem, no valor aproximado de $7 mil, que vai ser presenteada a uma pessoa deficiente na festa de Manacapuru”, lembra Francisco.

Doações
Qualquer pessoa física ou jurídica pode ajudar. Podem ser doados brinquedos novos ou usados, em boas condições. Em parceria com a Igreja local, o projeto também desenvolve um trabalho de coleta de roupas usadas, ou novas, que são destinadas a um albergue, no qual as pessoas que chegam do interior, e não têm para onde ir, ficam por 72 horas, recebem alimentação, roupa e instrução religiosa. Parte das roupas, segundo Indra, é destinada a um bazar, que ajuda a manter o albergue. “Aqui nos EUA as pessoas doam muita roupa”, explica.

Quem quiser participar pode entrar em contato com Indra Athayde pelo telefone (786) 286-6988, ou pelo e-mail indrajanny@hotmail.com .