Projeto Minuteman: Movimento anti-imigração ganha apoio nos EUA.

Por Gazeta Admininstrator

IRVINE, Estados Unidos - A professora de artes Laurie Lisonbee preocupava-se com a imigração ilegal porém pensava que não era problema seu até o momento em que viu na TV local milhares de pessoas aderindo à marchas de apóio à causa em todo os EUA.

Logo, Lisonbee chamou alguns amigos para também participar de uma manifestação pelo Projeto Minuteman, um grupo voluntário que patrulha as fronteiras para impedir que imigrantes ilegais tenham acesso ao país. Agora, a professora, de 51 anos, entra no site do grupo todos os dias e já planeja uma viagem para a fronteira mexicana a fim de ajudar a construir uma cerca contra os imigrantes.

Lisonbee, uma republicana registrada, afirma que apenas um assunto tem interesse para ela no momento. "Meu voto irá para o candidato mais rígido em relação à imigração, seja ele democrata ou republicano".

Organizadores do Minuteman afiram que as manifestações de imigrantes se mostraram um inesperado instrumento para americanos que estão aflitos em relação ao efervescente movimento de imigração. "Não estamos tentando ser mais populares, a população nos encontrou", analisa o diretor executivo do grupo, Stephen Eichler. "Eles acreditam no que eu acredito e estão se juntando a nós".

O Projeto Minuteman ganhou atenção em 2005 quando um residente de Orange County, o ex-contador Jim Gilchrist, ajudou a conduzir a primeira patrulha de 30 dias na fronteira do Arizona.

O grupo reuniu ferramentas políticas,incluindo uma rede de braços regionais e campanhas lobistas por e-mail.

Desde o início das manifestações de imigrantes, 300 braços regionais do projeto se formaram em todo o país. Paralelamente, o número de associados rompeu a marca dos 200 mil, de acordo com Eichler. A objetivo do grupo é de 500 braços regionais até dezembro e um milhão de membros dentro de um ano e meio.

Entretanto, a diretora adjunta do centro americano Southern Poverty Law, Heidi Beirich, que monitora o Projeto Minuteman por sua retórica racista, afirma que a estimativa é ridiculamente alta. Ela não ofereceu dados próprios.

"Na fronteira, durante o ano passado, eles tinham talvez 50 pessoas. Se eles tem 200 mil membros, isso não parece certo", afirma.

Beirich também questionou a premissa de que as manifestações pró-imigrantes estão ajudando o Minuteman. De acordo com ela, vários membros podem comparecer a um ou dois protestos, porém abandonam o grupo depois que descobrem suas atitudes extremistas.

Nas próximas semanas, O Projeto Minuteman planeja realizar uma caravana de Los Angeles até Washington, com paradas em 13 cidades, incluindo refúgio de férias do presidente Bush, em Crawford, no Texas.

O grupo também esta levantando meios para instalar uma cerca particular em trechos da fronteira da Califórnia com o México.

O aumento da segurança na fronteira é uma idéia popular no Capitólio, onde a disputa sobre a imigração deve reiniciar. No entanto, o congresso se divide quando a questão é como lidar com os cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais que atualmente vivem no EUA.