Projeto que substituirá Obamacare será votado nesta quinta-feira

Por Gazeta News

Trump Kevin Lamarque Reuters
[caption id="attachment_140281" align="alignleft" width="300"] Trump: substituição do Obamacare foi promessa de campanha. Foto: Kevin Lamarque/Reuters[/caption]

A Câmara de Representantes dos EUA vota nesta quinta-feira, 23, por volta das 7pm, a "Norma Americana de Cuidados de Saúde" (American Health Care Act -AHCA), projeto de lei que irá substituir a "Norma de Cuidados Acessíveis" (livre tradução de Affordable Care Act), conhecido também como Obamacare.

A proposta exclui a obrigatoriedade do seguro de saúde. A legislação anterior dizia que todos os norte-americanos deveriam ter acesso a um plano de seguro de saúde e definia a atenção à saúde como universal. Contudo, acabar com o Obamacare foi uma das principais e mais polêmicas promessas de campanha de Donald Trump.

Com o projeto substitutivo, garantias de cobertura subsidiada pelo governo para pelo menos 24 milhões de pessoas também deixariam de valer. Essa parcela da população ficaria sem cobertura a médio prazo. Os críticos do Obamacare acusam o modelo de ineficaz e de ter aumentado o rombo da dívida pública relacionada à saúde.

Por outro lado, o novo projeto de saúde levado ao Congresso pelo presidente americano mantém algumas partes do programa criado na gestão Obama, como por exemplo, a proibição às companhias de seguros de negar atenção a pessoas doentes.

Após a votação na Câmara de Representantes, o projeto vai para o Senado. Na câmara, os republicanos têm 237 representantes e os democratas, 193. Entre os senadores, a diferença entre a maioria e a minoria é pequena, e a expecativa é de que o projeto sofra alterações para ser aprovado. São 52 senadores do Partido Republicano e 48 do Democrata.

A votação é considerada um grande teste para o Congresso, de maioria republicana, e para o Partido Democrata, agora na oposição.