Pronto para levar para casa o seu amigo de quatro patas? - Saúde Animal

Por Gazeta News

cute-christmas-puppies1

Aqui está tudo o que você precisa saber para fazer o seu cão sentir como parte da família.

Checklist: - Colar com licença Pet - Água/Alimentos Bowls - Vacinas/Raiva - Cama - Brinquedos - Almofadas de treinamento para filhotes - Licença e Identificação

Verifique se o seu cão está licenciado como exigido por lei e devidamente identificado. A identificação é super importante para que seu cachorro ou gato seja devolvido, caso ele seja roubado ou tenha se perdido. O uso de uma “tag” ou microchip implantado ajuda muito.

Comida Filhotes com oito a 12 semanas de idade necessitam de quatro refeições por dia. Filhotes com três a seis meses de idade necessitam de três refeições por dia. Filhotes com seis meses a um ano precisam de duas refeições por dia. Uma vez que seu cão alcance seu primeiro aniversário, uma refeição por dia é geralmente suficiente. Mas alguns cães, especialmente maiores ou animais que são propensos a inchaço, podem se dar melhor com duas pequenas refeições por dia.

Alimento seco proporciona uma dieta bem equilibrada para cães adultos e pode ser misturado com o caldo, água ou comida enlatada. Seu cão pode desfrutar de queijo cottage, ovo cozido, frutas e vegetais, mas essas adições não devem somar mais de 10% da alimentação diária do animal.

Filhotes devem ser alimentados com uma alta qualidade de comida de cachorro. Limite “comida de gente”, no entanto, porque pode resultar em desequilíbrios de vitaminas e minerais, causar problemas ósseos, nos dentes e obesidade.

Água limpa e fresca deve estar disponível em todos os momentos, e não se esqueça de lavar pratos de comida e água com frequência.

Exercícios Cães precisam de exercício para queimar calorias, estimular suas mentes e ficar saudáveis. O exercício também tende a ajudar cães a evitar o tédio, o que pode levar a comportamentos destrutivos. Diversão e jogos supervisionados irá satisfazer muitos os instintos de seu animal de estimação.

Banho e Higienização Sessões de higiene devem ser sempre divertidas, por isso não deixe de agendá-las quando seu cão estiver relaxado, especialmente se ele é do tipo agitado, até que esteja acostumado a ser preparado para as sessões de banho que não demorem muito.Aos poucos, aumente o tempo até que se torne rotina para o seu cão. Você pode ajudá-lo a se sentir confortável ao ser tocado e manipulado, tornando o hábito de acariciar cada parte de seu cão, incluindo as áreas potencialmente sensíveis, como as orelhas, rabo, barriga e os pés.

Preparação regular com uma escova ou pente vai ajudar a manter o cabelo do seu animal de estimação em boas condições, removendo a sujeira, espalhando óleos naturais em todo o pelo. Esta atitude ajuda você a verificar se há pulgas e sujeira de pulgas - aqueles pontinhos pretos que indicam que seu animal de estimação é palco para uma família de pulgas. Se seu cão tem um pelo suave e curto (como o de um chihuahua pugilista ou basset hound), você só precisa escovar uma vez por semana. Use uma escova de borracha para soltar a pele morta e sujeira. Em seguida, use uma escova de cerdas para remover pelos mortos.

Se o seu cão tem pelo curto, como a de um retriever, sua rotina semanal deve ser é um pouco diferente. Use uma rasqueadeira para remover embaraços. Em seguida, pegue o cabelo morto com uma escova de cerdas. Não se esqueça de pentear o rabo. Se o seu cão tem uma pelagem longa e de luxo, como o de um Yorkshire terrier, ele vai precisar de atenção diária. Todos os dias você precisa remover embaraços com uma escova.

Verifique as orelhas para quaisquer odores desagradáveis ou detritos em excesso. Se você optar por usar uma solução de limpeza em uma bola de algodão, tome cuidado para não inseri-lo no canal do ouvido. Seque o seu animal de estimação com uma grande toalha ou secador, mas cuidadosamente monitore o nível de calor.

Unhas devem ser cortadas com muita atenção ou, se você não sabe, procure um profissional.

Você pode limpar os dentes do seu cão com pasta de dentes para animais ou com bicarbonato de sódio e água, uma ou duas vezes por semana. Use escova macia de uma criança, uma compressa de gaze ou um pedaço de meia-calça de nylon esticado sobre o dedo.

Vet e Vacina Seu cão deve ver o veterinário para um check-up completo, todo ano. As vacinas também devem ser programadas, muitas delas, como a de raiva, são obrigatórias na maioria das cidades.

Leis exigem que todos os cães (quatro meses ou mais) devem receber uma vacinação anual contra raiva e usar uma etiqueta de licença municipal.

Além da vacinação contra a raiva, os filhotes devem ser vacinados com uma vacina combinada (chamada de “5-in-1”) com dois, três e quatro meses de idade, e depois uma vez por ano. Esta vacina protege o filhote de cinomose, hepatite, leptospirose, parvovirose e parainfluenza.

Os cães são comumente expostos a worms e infestação possível, mesmo em áreas urbanas. Ovos microscópicos produzidos por vermes intestinais são passados nas fezes de um cão infectado. A maioria dos filhotes, mesmo de mães saudáveis em boas casas, transportam lombrigas ancilostomídeos.