Pronto para tirar a cidadania? Primeiro ‘Citizenship Drive’ para brasileiros acontece neste domingo

Por Gazeta News

Se você está pronto para ser tornar um cidadão americano, mas não tem os quase $700 dólares, e nem o valor para pagar pelos serviços de um advogado no preenchimento do formulário, o Citizenship Drive, que acontece neste domingo em Miramar, poderá ser a sua solução. Advogados e voluntários ajudarão candidatos no preenchimento de formulários de cidadania sem custo nenhum. Além disso, a imigração anunciou, na última semana, que passou a aceitar cartões de crédito para pedidos de cidadania, o que pode ajudar quem não tem dinheiro no momento a dar esse passo importante.

Organizado pela entidade American Brazilian International Lawyers Association, esta é a primeira vez que um mutirão desse tipo é organizado para a comunidade brasileira, acreditam os organizadores.

“Em parceria com nosso quadro diretivo, composto pela Dra. Ingrid Domingues McConville e pela Dra. Yuna Scott, conseguimos organizar pela primeira vez um evento voltado a fomentar pedidos de cidadania dentro da comunidade brasileira.

O evento é aberto a todos, mas definitivamente focamos na comunidade brasileira”, explicou a advogada Renata Castro Alves, que também participou da iniciativa.

Segundo Renata, haverá pelo menos dois advogados disponíveis no evento para supervisionar voluntários. A maioria deles fala português, apesar de nem todos serem brasileiros.

Advogados e voluntários ajudarão na preparação da documentação e o candidato à cidadania sairá de lá com instruções para envio para o US Citizenship and Immigration Services.

Documentos necessários É preciso levar o green card; carteira de motorista; cartão de Social Security; todos os passaportes usados desde que a pessoa tornou-se residente legal; lista de todos os endereços aonde residiu nos últimos 5 anos; lista de todos os empregos que teve nos últimos 5 anos.

Se o candidato conseguiu o green card por meio de casamento e continua casado, é preciso levar a certidão de casamento, certificado de naturalização ou passaporte do cônjuge. Caso seja divorciado, levar a certidão de divórcio.

Homens que residiam nos EUA entre as idades de 18 e 26 anos precisam demonstrar que se registraram para o serviço militar (Selective Service).

Se o candidato não se registrou e tem mais de 26 anos, é recomendável que ele espere completar 31 anos para dar início ao processo, explicou a advogada.

Cartão de crédito Renata comemora a notícia de que a imigração agora passou a aceitar cartão de crédito bem no momento do evento, como forma de incentivar mais pessoas a darem esse novo passo importante. “Essa notícia foi excelente, já que um dos grandes empecilhos dos pedidos de cidadania era o custo”, disse. Mas Renata completa dizendo que não será necessário efetuar nenhum pagamento no dia do evento. “Estaremos instruindo a pessoa a pagar para o USCIS quando for enviar o formulário. Não haverá nenhum custo para esta prestação de serviço”.

Informações O Citizenship Drive será no Sistema Universitário Ana G. Mendez (3520 Enterprise Way, Miramar, FL 33025), domingo, dia 4 de outubro, entre as 10am e 4pm.