Pronunciamento de Dilma antecipa protestos pelo Brasil

Por Gazeta News

Presidente pediu esforço à sociedade brasileira

O pronunciamento em rede nacional feito pela presidente Dilma Rousseff, no dia 8 de março, não foi muito bem recebido pelos telespectadores. Enquanto Dilma falava em horário nobre, muitos brasileiros realizavam um “panelaço” e “buzinaço”, além de vaiarem em 12 capitais, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Distrito Federal.

No discurso, a presidente afirmou que a crise pela qual o Brasil passa nem de longe se assemelha às anteriores e que as novas medidas não vão parar o país. “Absorvemos a carga negativa até onde podíamos e agora temos que dividir parte deste esforço com todos os setores da sociedade.”

Ela também pediu paciência aos brasileiros e culpou a crise internacional e a seca que atinge o país pelos problemas atuais. “Estamos na segunda etapa do combate à mais grave crise internacional desde a grande depressão em 1929”.

Dilma afirmou que as circunstâncias mudaram por conta do agravamento de problemas no Brasil e em boa parte do mundo e completou: “Há ainda a coincidência de estarmos enfrentando a maior seca da nossa história, no Sudeste e no Nordeste.”

“Não havia como prever que a crise internacional duraria tanto. E, ainda por cima, seria acompanhada de uma grave crise climática”. “Entre outros efeitos, sei que essa seca vem causando o aumento temporário nos custos da energia e de alguns alimentos. Você tem todo direito de se irritar e se preocupar”.

Já ao fim de seu discurso, ela tratou da Operação Lava-Jato, dizendo que a “mão da Justiça vem se fortalecendo”. “É isso, por exemplo, que vem acontecendo na apuração ampla, livre e rigorosa nos episódios lamentáveis contra a Petrobras.” Protestos Em nota, o Partido dos Trabalhadores (PT) avaliou que o “panelaço fracassou em seu objetivo” e que foi financiado pelos partidos de oposição. “Tem circulado clipes eletrônicos sofisticados nas redes, o que indica a presença e o financiamento de partidos de oposição a essa mobilização”, afirma José Américo. “Mas foi um movimento restrito que não se ampliou como queriam seus organizadores”, completa. As informações são da “BBC Brasil” e “O Globo”.