Propina em Pasadena poderia chegar a $100 mi de dólares, diz delator

Por Gazeta News

pasadena petrobras

A propina na compra da Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), poderia chegar à cifra de $100 milhões de dólares, segundo o novo delator da Operação Lava Jato, Agosthilde Mônaco de Carvalho, subordinado ao ex-diretor, Nestor Cerveró - principal responsável pelo negócio.

Carvalho declarou ao Ministério Público Federal que Alberto Feilhaber, um ex-executivo da Petrobras que havia se tornado representante da trading Astra Oil, disse ao engenheiro Carlos Roberto Barbosa - funcionário da Petrobras cedido à Petrobras America Inc (PAI) - que estaria disposto a pagar entre $80 milhões e até $100 milhões de dólares “para resolver definitivamente” litígio em arbitragem relativa à Pasadena. A demanda se arrastava havia dois anos. Segundo ele, o auge da disputa ocorreu entre 2010 e 2012.

No dia 16, a Polícia Federal deflagrou a Operação Corrosão, 20ª fase da Lava Jato. A nova etapa da investigação mira Pasadena, caso emblemático da corrupção instalada na Petrobras. Segundo o Tribunal de Contas da União, a compra da refinaria causou um prejuízo de $792 milhões de dólares.

Fonte: Exame e Estadão.