Protegendo o cônjuge que cuida dos afazeres domésticos

Por Gazeta Admininstrator

Quando os casais têm crianças pequenas, geralmente um deles fica em casa enquanto o outro sai para ganhar o sustento da família. Enquanto muitos desses casais reconhecem a necessidade de comprar seguro de vida para o cônjuge que trabalha fora, poucos se dão conta da necessidade de também comprar seguro ao cônjuge que trabalha em casa cuidando do lar e das crianças.

Estar preparado para o inesperado

E se o cônjuge que trabalha em casa ficar doente, ou impossibilitado de trabalhar ou vir a falecer? A família ficaria devastada. Amigos e familiares ajudariam no começo, mas eventualmente teriam que retornar às suas vidas regulares. Antes do viúvo ou viúva voltar a trabalhar, uma pessoa deverá ser contratada para tomar conta das crianças, pondo ainda maior pressão nas finanças da família. Contudo, se um seguro de vida houvesse sido adquirido no nome do cônjuge que cuidava das crianças, esse problema não existiria.

Quanto vale o cônjuge que cuida dos afazeres domésticos

Apesar da importância que o cônjuge que trabalha em casa tem, existe pouca informação que quantifique monetariamente o valor das tarefas que ele/ela realiza. No volume de 8 de maio de 2008, Mom Salary Survey, Salary.com, publicou que as 10 mais populares funções realizadas pelas mães totalizam $116.805,00 por ano vs. o salário médio anual de uma mãe que trabalha fora, que é de $68.405,00. O artigo também trouxe à tona que a mãe que fica em casa trabalha em média 94 horas por semana, realizando as mais variadas tarefas tais quais as de: dona de casa, professora, cozinheira, psicóloga e motorista ? resumindo, funcionando como um verdadeiro CEO da casa.

Escolhas flexíveis e apropriadas

O tipo de apólice que você escolhe depende das suas necessidades e do seu orçamento. Seguro de vida temporário provê cobertura apropriada por muitos anos. Em contraste, seguro de vida permanente provê proteção para a vida inteira (desde que os prêmios sejam pagos) e acumula dinheiro em caixa livre de impostos, que pode ser acessado através de empréstimos no momento que você precisar. Cabe lembrar aqui que empréstimos não pagos acumulam juros, reduzindo o dinheiro disponível em caixa, bem como o benefício pós-morte da apólice. Ademais, certos adendos disponíveis para ambos os tipos de apólice, temporário e permanente, lhe permitem adaptá-las para que sempre atendam as suas necessidades.

A perda de um pai ou uma mãe já é dolorosa o suficiente; a aquisição de seguro de vida para o cônjuge que permanece em casa, cuidando do lar e das crianças, protege a família contra possíveis dificuldades financeiras.

Carolina Auster, Agent

New York Life Insurance Company

Para informações adicionais sobre os tópicos aqui discutidos, favor contatar Carolina Auster no seguinte endereço causter@ft.newyorklife.com.

Observação: Nem a New York Life nem seus agentes fornecem informações sobre impostos, ou aconselhamento legal e contábil. Por favor consulte os seus próprios profissionais legais, contábeis, e de impostos antes de tomar qualquer decisão.