Protestos violentos fazem prefeita declarar toque de recolher em Baltimore

Por Gazeta News

baltimore-police-door-wide-jpg

Uma onda de protestos violentos da população contra a morte de um jovem negro detido por policiais fez a prefeita da cidade de Baltimore declarar toque de recolher na noite do dia 27.

A prefeita Stephanie Rawlings-Blake também disse que a Guarda Nacional também foi mobilizada para enfrentar os protestos. A decisão foi anunciada depois que o governador do estado de Maryland, Larry Hogan, declarou estado de emergência para a cidade de 620 mil habitantes. As aulas foram suspensas na cidade no dia 27.

Desde o anúncio da morte de Freddie Gray, há protestos quase que diariamente em Baltimore. Freddie Gray sofreu uma lesão grave na coluna enquanto estava sob custódia da polícia.

Mais de um milhão de pessoas exigiram o esclarecimento das circunstância da morte do rapaz e o fim da violência policial contra a população negra.

As autoridades deram início às investigações - entre elas uma ação federal pelo Departamento de Justiça - para determinar as causas dos ferimentos e da morte de Freddie Gray.

De acordo com os advogados da família, quando ele morreu, sua coluna vertebral estava fraturada na altura da cervical.

Vídeos da detenção de Gray, gravados por transeuntes, mostram como a polícia agiu violentamento ao jogá-lo no chão.

Segundo as imagens, o jovem gritava de dor antes de ser levado em uma viatura policial, que fez três paradas sem explicação no trajeto até a delegacia. Seis policiais envolvidos estão suspensos até que sejam entregues os resultados da investigação, no dia 1º de maio.

O caso de Freddie Gray é o mais recente em uma série de mortes de negros americanos desarmados pela polícia.