Protótipos do muro entre EUA e México começam a ser instalados

Por Gazeta News

us_mexico_border_wall projeção BBC

A construção de protótipos do muro entre Estados Unidos e México começou a ser colocada em prática nesta semana. De acordo com informações divulgadas pela Agência de Proteção da Fronteira – Customs and Border Protection no dia 3 de outubro. Instalados na Califórnia, quatro paredes serão erguidas entre San Diego e Tijuana, com cerca de 9 metros de altura, e serão testadas pelo setor de imigração – o Departament of Homeland Security.

A instalação deve ser concluída até o final deste mês. Seis empresas foram selecionadas para construir 8 protótipos, metade deles de concreto e a outra metade de outros materiais, informou a Reuters.

[caption id="attachment_154378" align="alignright" width="300"] Muros cobrem partes dos estados da Califórnia, Arizona, Novo México e regiões do Texas. Projeção: BBC.[/caption]

Ao longo da fronteira entre EUA e México, existem atualmente muros que cobrem partes dos estados da Califórnia, Arizona, Novo México e regiões do Texas - 569 quilômetros de muro, assim como outros 481 quilômetros de barreiras para dificultar a passagem de veículos e pessoas. Porém, essa proteção não impede o cruzamento de imigrantes indocumentado nem do tráfico de drogas e a ideia é reforçar a barreira com o novo protótipo.

O presidente Donald Trump assinou em janeiro uma ordem executiva queautoriza a construção do muro, uma polêmica promessa de campanha.O objetivo é impedir a entrada de imigrantes ilegais. Trump defende que a construção seja financiada pelos contribuintes americanos e depois reembolsada pelo México. Mas o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto reiterou diversas vezes que o México não pagará pelo muro.