Psicólogos e movimentos sociais protestam contra projeto da “cura gay”

Por Gazeta News

cura gay

Milhares de pessoas realizaram protestos, desde a última semana, contra o projeto da “cura gay”, que tramita na Câmara dos Deputados. A proposta revoga dos trechos da Resolução nº 1/99 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que proíbe os profissionais da área de participar de terapia para alterar a orientação sexual e de atribuir caráter patológico (de doença) à homossexualidade.

O projeto, de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), foi aprovado no dia 18, pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), atualmente presidida pelo deputado Marco Antonio. O texto, no entanto, ainda precisa ser votado pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ir para o plenário da Casa.

“É inadmissível essa proposta de ‘cura gay’. Nós não aceitamos a homossexualidade como doença”, disse Maria de Fátima Nassif, presidente do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo com apoio de movimentos de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT), em manifestação realizada no dia 24.