Publix oferece antibióticos de graça
A rede de Supermercados Publix lançou em todas as 684 farmácias do grupo, em seis estados do Sul um programa que oferece, de graça, sete tipos de antibióticos a qualquer pessoa que tenha uma receita médica. Parece inacreditável, mas é verdade.
O anúncio foi feito pelo CEO da rede Publix, Charlie Jenkins Jr. que, acompanhado do governador da Flórida, Charlie Crist, anunciou que o programa é válido até mesmo para quem tem cobertura de seguro médico para medicamentos.
- Essa é uma maneira de o Publix ajudar nossas clientes a economizarem dinheiro com medicamentos. Pesquisas feitas junto à nossa clientela mostram uma grande preocupação com o elevado custo dos remédios, e essa é a nossa chance de fazer alguma coisa - disse Anne Hendicks, porta-voz do Publix no Sul da Flórida.
A campanha surge em um momento em que há uma verdadeira briga de mercado entre as grandes redes de farmácia na oferta de medicamentos de baixo custo.
Podem ser adquiridos gratuitamente sete tipos de antibióticos:
- Amoxilin
- Cephalexin
- Ciprofloxacin
- Sulfamethoxazole/trimethoprim
- Penicilin VK
- Ampicilin
- Erythromycin
Estes medicamentos representam 50% das prescrições genéricas, principalmente para crianças, nas farmácias de supermercados. São utilizados para combater infecções no ouvido, pulmões, sinosites e infecções do trato urinário.
A iniciativa foi considerada uma jogada de marketing por alguns setores ligados à indústria. "Esses são medicamentos muito baratos, custam poucos dólares cada. É uma ótima jogada de marketing", disse Paul Elias, proprietário da Prescription Pad, em Plantation, e presidente da Broward County Pharmacy Association.
Barbara Lemay, que fazia compras na filial do Publix visitada pelo governador Crist e pela direção da rede, considerou a iniciativa muito boa. "Ocasionalmente tomo antibióticos e receber algo de graça, com os preços dos remédios hoje em dia, é fenomenal. As pessoas simplesmente não conseguem pagar o preço dos remédios. Se você não tem seguro médico, terá que pagar centenas de dólares por mês", disse.
Lemay, que recebe benefícios do Seguro Social, disse que se for receitada um dos antibióticos oferecidos pelo Publix, certamente irá até lá para recebê-lo de graça o que, ela acredita, poderá fazer com que economize "centenas de dólares".
