Putin culpa EUA e aliados pelo conflito com Ucrânia

Por Gazeta News

Em declarações ao diário egípcio “Al Ahram”, o presidente russo, Vladimir Putin, culpou os Estados Unidos e os seus aliados de terem provocado a crise na Ucrânia com as tentativas de “impor a sua vontade em todos os lugares”.

A crise ucraniana “é resultado das tentativas dos EUA e seus aliados ocidentais, que acreditam ser vencedores da Guerra Fria, de impor a sua vontade em todos os lugares”, disse Putin, no ultimo fim, de semana. “Em repetidas ocasiões, alertamos os EUA e os seus sócios ocidentais sobre as consequências nefastas da intromissão nos assuntos internos da Ucrânia”.

O presidente insistiu que a condição fundamental para estabilizar a situação no Leste da Ucrânia é a suspensão imediata das hostilidades, em particular da “chamada operação antiterrorista (do Exército ucraniano), que não é mais que uma operação punitiva”. Segundo a Organização das Nações Unidas, mais de 5,3 mil pessoas, entre combatentes e civis, morreram nos quase dez meses de conflito armado nas regiões orientais da Ucrânia. Pesquisa Segundo pesquisa publicada no dia 9, os russos nunca foram tão antiocidentais quanto desde a queda da União Soviética. Dos entrevistados, 81% disseram ter uma opinião ‘muito ruim’ ou ‘bem ruim’ dos EUA. A atitude em relação aos europeus, tradicionalmente positiva, também se deteriorou gravemente, com 71% de opiniões negativas. E, claro, a pesquisa constatou que 2/3 dos russos têm uma opinião negativa em relação à Ucrânia. Fonte: Agência Brasil e G1.