Qual exercício é mais adequado para o que eu desejo?

Por Ivani Manzo

A maioria das pessoas já sabe que praticar exercícios traz inúmeros benefícios para a saúde. Porém, o que continua um pouco desconhecido é que os diversos tipos de exercícios podem trazer benefícios diferentes. Claro, existem benefícios que todos podem causar, mas a escolha do tipo de exercício é fundamental para que o objetivo seja alcançado.

Infelizmente, o que mais percebemos é que os exercícios são escolhidos pela moda. O que está na moda é o que é praticado, e muito praticado. Já passamos por várias. Existem exercícios indicados para algumas pessoas, mas não são para outras. É necessário muito cuidado e critério para escolher.

Obviamente, o gosto pessoal deve ser levado em conta, mas mesmo assim, há exercícios que não deveriam ser praticados por algumas pessoas. Por exemplo, é muito comum pessoas obesas caminharem e isso não é o mais adequado devido à sobrecarga nos tornozelos e joelhos. E, também, a caminhada é um exercício no qual o gasto energético não é elevado. Isso significa que, para atingir um gasto calórico realmente significante, a caminhada deverá ser muito longa.

Outro comentário que ouço com muita frequência é que a natação é um exercício completo e que não causa lesões. Outro engano, pois existem vários exercícios que também usam muito grupos musculares e a natação pode, sim, causar lesões nos ombros. As pessoas acreditam que a natação seja completa por usar braços e pernas, mas ninguém consegue correr sem usar os músculos de tronco para estabilidade e os braços também. São conceitos que vão se formando e caem no senso comum, mas não são verdadeiros.

Durante os anos em que eu lecionei para estudantes de educação física, ressaltava a importância da determinação do objetivo do exercício junto com as possiblidades de quem irá praticar. Por exemplo, nas aulas de hipertensão, uma pergunta sempre era feita: “ O hipertenso pode fazer exercícios com peso? ” E a resposta também se iniciava da mesma forma: “ O que exercícios com peso trazem para quem os pratica?”. Trazem hipertrofia, força, aumento da espessura das paredes cardíacas entre outros benefícios, mas o hipertenso procura o quê? Diminuir a pressão arterial. Então esse é o objetivo e o exercício deverá ser aquele que mais traz diminuição da pressão arterial e que a pessoa possa praticar. Nem todos os exercícios causam diminuição da pressão arterial. Da mesma forma existem exercícios que promovem maior emagrecimento, os que promovem aumento de força, aumento da flexibilidade, da agilidade, condicionamento cardiovascular, entre outros benefícios. Para que o exercício correto seja prescrito, o profissional deve ter conhecimento profundo das ações dos exercícios, do funcionamento do corpo e ainda como algumas situações reagem ao exercício, como a gestação.

Atualmente, uma modalidade que está em alta é o crossfit. Ela foi baseada nos exercícios e treinamento de militares. Esse dado por si só já mostra que poucas pessoas conseguem executar os exercícios corretamente, porque são muito difíceis e intensos. O que acontece com as pessoas que executam exercícios de forma incorreta é lesão. Lesão muscular, articular ou óssea. Mas, ao mesmo tempo, se observarmos as academias que apresentam essa modalidade, vemos pessoas de idades diferentes, sexo diferente, massa gorda diferente, massa magra diferente e preparo físico diferente, submetidas a mesma aula. Isso é muito perigoso, sem dúvida. O crossfit não é um exercício que todos podem praticar sem a divisão de iniciante, intermediário e avançado. As turmas deveriam ser mais homogêneas.

O que fazer então? Como sempre, a busca de informações é importante assim como de um bom profissional para a orientação correta do tipo de exercício, intensidade, o número de vezes que deverá ser praticado na semana e, claro, o objetivo da pessoa.

Nas próximas semanas trarei esclarecimentos sobre o que cada tipo de exercício pode trazer de benefício e riscos na sua prática. Assim, ficará mais fácil encontrar aquele que melhor poderá ajudar a você.