Qual a sua próxima meta? Identificando seus objetivos de vida - Saúde Financeira

Por Claudia Fehribach

images

Quando você encara o seu futuro de frente, que tipo de mudanças você vê?

Há algumas semanas, aconteceu a “America Saves Week” (de 23 a 28 de fevereiro), um projeto que estimula as pessoas a começarem um plano de poupança para suas vidas - e que realmente dure pra sempre.

Eu acredito que a gente não precise ter uma semana para isso, mas sim uma grande força de vontade que nos impulsione a atingir nossos sonhos e seguir adiante.

Você pode imaginar grandes mudanças, como mudar para uma nova cidade, para um novo emprego, começar uma família ou ajudar os seus filhos a saírem de casa e começarem as suas próprias vidas.

Você pode antecipar mudanças menores também, como iniciar um programa de exercício, a atualização de seus aparelhos domésticos ou tecnologia, passar mais tempo com os amigos ou a família, ou se engajar em ações comunitárias. Talvez você queira reduzir sua dívida de modo geral, ao invés de carregá-la pelos anos à frente.

Você pode ainda estar pensando no seu futuro e querendo iniciar um plano de aposentadoria, um seguro de vida, talvez…

Goals, metas… quer a longo prazo ou a curto prazo, geralmente custam dinheiro para serem realizadas. Isso significa que quando você tem um objetivo de vida, você provavelmente tem um objetivo financeiro, também.

Metas e objetivos de vida financeira podem ser pequenos ou grandes, a curto prazo ou a longo prazo. Sejam lá quais forem os seus objetivos, aqui estão alguns passos que podem ajudá-lo a alcançá-los.

- Estabeleça uma meta financeira. Vamos dizer que você queira umas férias especiais no ano que vem, e você define uma meta de poupança de $1 mil dólares, por exemplo. Divida esta meta em etapas específicas. Você pode decidir que para economizar esse valor, você vai trazer almoço de casa, em vez de comprá-lo por $5 dólares por dia. Ou você poderia guardar $20 dólares de seu salário a cada semana, durante 50 semanas. Ou, talvez, procurar um trabalho extra somente para suprir esta meta.

- Acerte o sistema que você precisa para realizar o que você necessita. Às vezes, nos esquecemos que pequenas coisas, quando adicionadas, realmente fazem uma grande diferença. Pequenos sacrifícios representam uma grande vitoria ao final de suas metas. É assim que eu explico para quem quer saber como eu perdi mais de 75Ibs: planejando o que vou comer a cada dia. Domingo eu cozinho para toda a semana e meus potinhos saem de casa comigo em uma geladeirinha portátil, para que eu não tenha desculpas e acabe comendo algo que vai sabotar a minha meta final.

Com a grana é simplesmente a mesma coisa: Você tem o objetivo, você traça pequenas metas para alcançá-lo, de maneira que você possa se responsabilizar pelo andamento do seu progresso e não culpar ninguém, mas você mesmo, se você não atingir os seus objetivos.

- Obtenha ajuda para seguir o seu plano. Faça o que for necessário para facilitar os seus objetivos. Por exemplo: Você pode configurar as transferências automáticas no seu banco, para que todo o mês uma determinada quantia saia da sua conta direto para a poupança. Aliás, encare a poupança como se fosse uma conta que você tem que pagar todo mês. Engage a família toda. Tracem metas conjuntas; compitam entre si para saber quem consegue poupar mais, façaa valer o esforço. Às vezes, no meio do divertimento, você não vai nem perceber o esforço que está fazendo.

Agora, é a hora de pensar em como conseguir as mudanças que você imagina para si mesmo.

Saiba o que realmente lhe motiva, em seguida, tome as medidas necessárias para alcançar esses objetivos.

Ao pensar sobre a definição de metas financeiras, considere o que o bem-estar financeiro significa para você.

Ao alcançar os seus objetivos financeiros, vai ficar bem mais fácil alcançar qualquer outro objetivo de vida.

Boa sorte e uma ótima semana para todos!