Quando demitir? - Linha Direta

Por Cleida Cruz

demissao-01

Qual o melhor dia da semana para demitir um funcionário? Será sexta-feira? Segunda? Ou na quarta? Na verdade não há consenso entre especialistas de RH sobre o melhor dia para demitir alguém. A sexta-feira pode tornar a partida menos dramática, mas pode deixar o empregado se remoendo no fim de semana. A segunda-feira permite que o funcionário saia logo em busca de emprego, mas põe em destaque que a agenda do empregado está vazia pelo resto da semana. Mas afinal, qual é a resposta? Não demore. O melhor mesmo, dizem os especialistas, é dar logo o aviso, assim que você tomar a decisão.

Compra coletiva Está crescendo o número de sites que prometem descontos de até 80% para pequenas empresas que aderem ao formato de compras coletivas. É um modelo novo de negócio e que está se espalhando rápidamente pelos Estados Unidos. As pequenas empresas se cadastram nos sites e recebem por e-mail ofertas por tempo limitado, geralmente de uma semana. Os sites então negociam descontos com os vendedores de produtos e serviços. Sites como o www.OrderWithMe.com agrega pedidos de grupos e o cliente paga 30% quando faz a compra, pagando o resto quando o produto chegar. Há também o www.rewardi.com.

Compra coletiva II Mas todo cuidado é pouco na hora de comprar nesses sites, porque não existem garantias. Um dos problemas apontados é que você nunca pode ter certeza se vai conseguir fechar o negócio, o que torna difícil planejar. Em alguns casos, as companhias podem contatar os sites e pedir descontos em produtos específicos, mas também sem garantias de recebimento. Boas ou más lembranças? Final do ano chegando, viagens sendo planejadas, compras, etc... Para não se colocar em uma situação de pesadelo e ter mais chances de restarem boas lembranças para 2013, especialistas orientam: antes da viagem, coloque na ponta do lápis alguns itens como despesas com hospedagem, que podem ser reduzidas com casa de amigos ou pousadas, deslocamento (passagens ou combustível), transporte no local (táxis, ônibus e metrô), alimentação (restaurantes ou compras no mercado) e entretenimento. ‘Boas’ ofertas! Muitos dos gastos que normalmente fizemos podem ser reduzidos comprando com antecedência, como passagens aéreas e tickets de teatro. Para compras, é interessante separar uma verba e não se deixar levar pelas “boas ofertas”. Melhor mesmo é não se deixar levar pela ideia de que algo está muito barato e comprar mesmo que não precise. Aí é que surgem as surpresas. A melhor opção é fazer uma lista do que quer comprar antes de viajar e já pesquisar os preços para separar o dinheiro. Já pensou? Ainda é uma prática experimental, mas, acredite ou não, já existem empresas aí fora oferecendo férias ilimitadas (sim, ilimitadas) para seus funcionários. Na verdade, o que elas alegam é um esforço para estimular a criatividade dos funcionários, reduzir a rotatividade e evitar o esgotamento. Ao mostrar que confiam em seus funcionários, dizem os empregadores, eles estão cultivando uma cultura de confiança ainda mais profunda.  Até agora, segundo informaram essas mesmas empresas, foram constatados poucos abusos do sistema. Benefício máximo As férias ilimitadas são oferecidas em geral em empresas menores, onde os horários são mais fáceis de coordenar, mas ainda assim é um benefício relativamente raro, dizem os especialistas. Atualmente, apenas 1% dos empregadores oferece esse benefício, de acordo com o Levantamento de Benefícios dos Empregados de 2012, feito pela Sociedade de Gestão de Recursos Humanos dos Estados Unidos, que entrevistou 550 profissionais de recursos humanos. A propósito O trabalhador americano mediano de tempo integral recebeu 2,6 semanas de férias no ano passado, segundo uma pesquisa de 465 mil trabalhadores realizada pela PayScale, firma que coleta dados sobre remuneração.