Quando temos o diagnóstico de câncer

Por Ivani Manzo

13968601759_54d3600e37_o - Copy

Câncer. Essa palavra causa arrepios, não é mesmo? Sim, existem inúmeras razões para isso, mas muita coisa já mudou e muitas pessoas não sabem.

Sem querer tirar a devida importância do diagnóstico e todas as necessidades de tratamento, gostaria de fazer uma comparação. Vamos ver quais são as doenças que mais matam no mundo e o nosso comportamento com relação a elas.

Em primeiro lugar, está doença isquêmica do coração, que mata 7.4 milhões de pessoas no mundo por ano. Causas mais comuns: pressão arterial elevada, obesidade e tabagismo. O que fazemos quando temos o diagnóstico de hipertensão, de obesidade? Na maioria das vezes nada, nem assustados ficamos. Vamos logo buscando desculpas como “ah eu trabalho muito e me estresso mesmo” ou “os gordinhos são mais felizes”, e assim vai.

Pense um pouco, quantas pessoas você conhece que têm pressão alta e/ou é obesa? Certo, já pensou? Agora pense na sua reação. Pensou? Agora tente se lembrar de quando você ficou sabendo de um amigo ou parente que desenvolveu câncer. Pensou? Foi diferente, não foi? Você se assustou mais com a notícia do câncer, não foi?

Mas, a enfermidade que mais mata é a pressão arterial elevada e a obesidade, que matam mais que o câncer. O que vem depois é a sua reação a isso tudo. As pessoas que têm o diagnóstico reagem como você. Se a reação é de susto, medo, sem dúvida iremos tomar providências para que o pior não ocorra. Mas, se a reação não é forte, se não temos medo, não reagimos a isso e continuamos com os fatores de risco. Quero dizer, não iremos tomar providências para diminuir o risco e conseguir a cura. E esse comportamento ocorre também para as outras enfermidades que mais matam no mundo.

Em segundo lugar está a Aids, que mata anualmente 1.6 milhões de pessoas. Causas mais comuns: transmitida por fluídos corporais em relações sexuais, uso de drogas injetadas.

Na mesma escala está o câncer de pulmão, que também mata 1.6 milhão de pessoas por ano. Causa mais comum: tabagismo (ativo e passivo).

Em quarto lugar, a tuberculose, que mata 1.3 milhão de pessoas anualmente. Causas mais comuns: causada por bactéria e é transmitida pelo ar.

E, em quinto lugar, pneumonia, a qual mata 1.1 milhão de crianças todos os anos. Causas mais comuns: causada por vírus ou bactérias e existe praticamente em todos os lugares, transmitida por secreções e pelo ar.

Todas essas doenças dependem do nosso comportamento. Isso não é incrível? As cinco doenças que mais matam no mundo dependem de hábitos diários saudáveis como boa alimentação, exercícios, não usar drogas, usar camisinha em relações sexuais se o companheiro ou companheira não for fixo, lavar as mãos ou proteger a boca quando tossir ou espirrar, apenas isso.

Trabalhando com exercícios desde 1995, o que mais escuto é “não tenho tempo de fazer exercícios” ou “eu não gosto de fazer exercícios”. Nesse momento, vou usar uma frase que não é minha, e eu li em uma entrevista com o Dr. Cooper. Ele diz para aqueles que não gostam ou não têm tempo de fazer exercícios: “Então arrumem tempo para ficar doentes”.