Quase cinco mil jovens recebem aprovação do Deferred Action

Por Gazeta News

2 deferred action

A administração Obama beneficiou 4.591 jovens imigrantes indocumentados com o programa Deferred Action for Childhood Arrivals, que entrou em vigor em 15 de agosto, de acordo com estatísticas lançadas pelo Department of Homeland Security, no dia 12.

Até o momento, a administração recebeu apenas cerca de 180 mil pedidos, muito menos do que o total de 1.7 milhões de elegíveis, de acordo com o Pew Hispanic Center, dos quais 100 mil estão na Flórida.

Do total dos recebidos, 158.408 receberam datas para fazer os exames biométricos, onde oficiais tiram impressões digitais para investigar os antecedentes criminais dos candidatos.

Até o momento, nenhum pedido foi negado. Mas o DHS enviou a 1.825 candidatos uma notificação da intenção de negar (“Notice of Intent to Deny” ou “Request for Evidence”), que dá um prazo para que a pessoa envie mais evidências ou corrija erros no pedido.

No programa, jovens indocumentados que foram trazidos para os Estados Unidos antes de completar 16 anos, que estejam matriculados em uma escola ou preencham outros requisitos, podem entrar com um pedido para receberem um adiamento de deportação de dois anos. Eles podem também receber permissão de trabalho nesse período e renovar o pedido para mais dois anos.

De acordo com Peter Boogaard, porta-voz do DHS, o tempo de espera para o processamento das aplicações é estimado entre quatro e seis meses.

Movimento menor que o esperado

Quando a medida foi aprovada pelo presidente Barack Obama, a expectativa era de que o movimento de pedidos fosse bem maior do que o registrado até o momento. Alguns advogados de imigração disseram ao Tampa Bay Times que isso se deve ao medo de deportação. “A ação deferida é só isso. Não é um status imigratório”, disse o advogado de imigração Christian Zeller.

Outro motivo sob as especulações de advogados é político. Ainda não foi bem definido o que o candidato republicano Mitt Romney fará com essa ordem. Mas recentemente ele disse que não negará os pedidos que já tiverem sido aprovados pela administração Obama, mas não aceitará novas aplicações, substituindo a medida por uma reforma imigratória permanente. Isso é algo que a administração Obama não conseguiu em quatro anos, deixando imigrantes descrentes de promessas nesse sentido.

Enquanto alguns aproveitam a medida como uma última chance, outros preferem esperar até depois das eleições.

Com informações são do "USA Today" e "Tampa Bay Times".