Quase! De novo. - Show de Bola

Por César Augusto

Vitor_belfort_cropped

Vitor Belfort faz parte da história do MMA. É raro um atleta que consegue, como ele, lutar por tanto tempo e estar sempre entre os melhores. Ele foi campeão pela primeira vez aos 19 anos. As regras eram bem diferentes. Os atletas não usavam luvas e faziam mais do que uma luta por noite. Belfort ganhou de 2 adversários, no UFC 12, e conquistou seu primeiro título, considerado da categoria dos pesados.

Depois disso, em 2004, enfrentou Randy Couture, já com as regras atuais, e conquistou o cinturão dos meio pesados.Agora, já faz um tempo, tenta seu terceiro título. E, nessas tentativas, tem ficado no quase. Lutou pelo cinturão contra Anderson Silva. Praticamente não teve luta. Anderson acertou um chute e nocauteou Belfort. Depois disso, Vitor lutou contra Jon Jones. No primeiro round, encaixou uma chave de braço, o braço de Jones chegou a estalar, mas o americano escapou e acabou vencendo. Agora, no fim de semana passado, foi a vez de tentar entrar para a história como o primeiro lutador a conquistar 3 cinturões em 3 categorias diferentes. Já tem o título dos pesados, dos meio pesados, e queria o dos médios. Para isso teria que ganhar de Chris Weidman.

Weidman está fazendo uma fila de brasileiros na sua lista de vítimas. Já ganhou 2 vezes do Anderson Silva, uma do Lyoto Machida.

“Ele vai surfar uma onda nunca surfada” foram as palavras de Vitor Belfor antes da luta. Os dois se provocaram. Tiveram que ser separados na pesagem, um dia antes da luta.

Weidman chamou Vitor de trapaceiro, pelo tratamento de reposição de hormônios (TRT) que o brasileiro fazia. Belfort disse que Weidman fala muito e já estava tentando encontrar uma desculpa.

A luta deveria ser realizada em maio do ano passado. Foi adiada três vezes. Finalmente os dois estavam frente a frente.

Apesar de curta, foi uma luta maravilhosa. Vitor, com um minuto de luta, acertou uma sequência de socos incrível em Weidman. Abriu o supercílio do americano. Não entendo até agora como o Chris Weidman não caiu.

Vitor cansou, deu uma distância e foi esse o seu pecado.Weidman derrubou Vitor e terminou com a luta no chão, do jeito que ele queria. Apesar de ter um jiu-jitsu maravilhoso, Vitor Belfort não conseguiu escapar. Levou vários golpes e o árbitro encerrou o combate. Nocaute técnico aos 2 minutos e 4 segundos. Chris Weidman segue como campeão.

Vitor Belfort chorou depois da luta. Sabe que dificilmente terá a chance de disputar esse título de novo. Já está com 38 anos e teria que “entrar na fila” novamente. Apesar da derrota, Vitor Belfort tem que ser respeitado. Esse, sim, é um mito. Uma lenda. Faz parte da história. Fez história.

Pena que não conseguiu esse terceiro título. Com certeza, vai estar, em pouco tempo, no Hall da Fama do UFC. Pode esperar e me cobrar, caso isso não aconteça.

______________________________

Avaliações da semana

BOLÃO LeBron James É impressionante o que joga esse cara. Já entrou para a história como um dos maiores de todos os tempos. BOLACHA Uniforme do Barcelona Parece que o Barcelona vai trocar as listas verticais da camisa por listas horizontais. Sabe o que vai mudar com isso? Nada. Com Messi, Neymar e Suarez, eles vão continuar ganhando. BOLINHA Felipão Foi mandado embora do Grêmio. Já faz um tempinho, mas eu ainda não tinha falado disso. Depois dos 7 a 1 da Alemanha, o passado de glória do técnico começa a dar lugar a uma sequência de fracassos. Uma pena, ele é um cara competente. Talvez tenha faltado um pouco de atualização em seus métodos.