Quatro brasileiros são admitidos no MIT

Por Gazeta News

brasileiros MIT

Brasil é o novo país estrangeiro com mais alunos no instituto americano, uma das universidades mais importantes do mundo.

Quatro brasileiros foram admitidos para cursar o ano letivo ,que começa em agosto, no Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das universidades mais importantes do mundo.  Foram convidados a engrossar o grupo: Gabriel Guimarães, de 19 anos, de Vitória (ES); Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho, 17, de Lins (SP); Lara Timbó, 17, de Fortaleza (CE); e Renato Ferreira, 18, de São Paulo (SP). O Brasil é o nono país estrangeiro com mais representação no MIT, são 81 estudantes, o que equivalente a 2,3% do total. As informações são do “G1”.

A seleção do MIT costuma ser muito rigorosa porque apenas 10% do total das vagas são destinadas para estrangeiros do mundo todo. Gabriel e Ivan também já foram aceitos pela Universidade de Harvard. Os quatro ainda vão aguardar as respostas de outras universidades americanas de ponta até o mês de abril, para decidir aonde irão se matricular.

Lara, apaixonada e igualmente dedicada pela física e pelo basquete, cursa engenharia no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), um dos institutos de tecnologia mais cobiçados do Brasil. Com a vaga garantida no MIT, universidade referência no mundo, Lara diz que a sensação agora é de alívio. Ela dispensa o título de “nerd” por conta das suas conquistas. “Eu jogo basquete como todo mundo, passo mais tempo do que deveria no Facebook, assisto a infinitas séries na TV. Nunca abdiquei de nada na minha infância ou adolescência. A questão é se dedicar e correr atrás”.

Renato Teixeira, de 18 anos, foi o outro brasileiro que ouviu o ‘sim’ do MIT. Ele também já foi aceito pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech). Como as repostas das universidades americanas só chegam nesta época, Renato garantiu sua matrícula no curso de engenharia da computação na Universidade de São Paulo (USP), em fevereiro. No Brasil, ainda tinha como opção a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a UFSCar, onde foi classificado em primeiro lugar no curso de engenharia da computação. Até o ano passado, o jovem conciliava os estudos no Colégio Objetivo Integrado com as competições internacionais de robótica e informática. Em 2012, Renato ganhou medalha de prata na Olimpíada Internacional de Informática e bronze nos dois anos anteriores. O jovem foi o brasileiro mais novo a participar deste tipo de competição em 2009, quando estava no 9º ano do ensino fundamental e tinha 14 anos. Depois de Harvard, MIT Além do MIT, Gabriel Guimarães e Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho já foram aprovados por Harvard. Eles tiveram a resposta em dezembro do ano passado, porque disputaram vagas por uma modalidade que antecipa a seleção. Outros nomes de aprovados devem ser divulgados até o mês de abril.

Gabriel está no último ano do ensino médio técnico no Instituto Federal do Espírito Santo(Ifes). Há quatro anos ele colocou uma foto do MIT como tela de descanso em seu computador e decidiu que iria entrar na concorrida disputa por vagas. “Era uma das universidades que eu mais queria. Estava mais tranquilo, mas mesmo assim, ver a carta de admissão, foi emocionante.” Ele também já foi aprovado pela Yale.