Quatro brasileiros são indicados ao Grammy - Planeta Música

Por Gene de Souza

zecca

Foi realizado em Nashville, no estado norte-americano do Tennessee, o anúncio dos indicados dos prêmios GRAMMY. Em cerimônia apresentada por LL Cool J e Taylor Swift, a Academia da Gravação dos Estados Unidos divulgou os profissionais indicados em dezenas de categorias. Frank Ocean, fun., Mumford & Sons, Jay-Z, Kanye West e Dan Auerbach, da banda The Black Keys, são os destaques do ano, tendo alcançado seis indicações cada um. A música brasileira será representada em quatro categorias. Duas delas com a cantora e compositora de jazz Luciana Souza. A artista foi indicada pelo álbum “The Book of Chet” (Sunnyside Records), na categoria “Melhor Álbum de Jazz Vocal”, e por “Duos III” (Sunnyside Records), na categoria “Melhor Álbum de Jazz Latino”. Já o engenheiro de som e produtor Moogie Canazio foi indicado a “Melhor Engenharia em Álbum Não Clássico”, pelo CD “The Absence” (Verve/Decca), de Melody Gardot. E os instrumentistas Claudio Cruz e Antonio Meneses concorrem por “Gál & Elgar: Cello Concertos” (Avie Records), na categoria “Melhor Solo Instrumental Clássico”. A 55ª edição dos prêmios GRAMMY será realizada no Staples Center, em Los Angeles, no dia 10 de fevereiro.

Inéditas e hits em novo CD de Carlinhos Brown

A Sony Music colocará, ainda este mês, nas lojas o novo álbum de Carlinhos Brown, “Mixturada Brasileira Vol. 01”. Como grande novidade, o projeto traz a participação “eletrônica” do DJ Deeplick, que já se apresentou no trio elétrico do próprio Brown em Cadiz, na Espanha. O artista produziu o CD, cujo repertório traz sete músicas inéditas e algumas regravações de sucessos compostos por Brown. Entre eles, “Tantinho” e “Magalenha”. A inédita “Mixturação” conta com participação especial da amiga Ivete Sangalo. Outros convidados do CD são o cantor porto-riquenho Tego Calderón e as cantoras Amanda Santiago e Ítala Marques. Deeplick foi uma das atrações do programa The Voice, da Rede Globo, apresentando o já citado single “Mixturação” ao lado de Brown. Antes de chegar às lojas brasileiras, “Mixturada Brasileira” foi lançado originalmente em alguns países da Europa, em meados deste ano.

DVD de Zeca Pagodinho celebra 30 anos de carreira

Nesta semana, Zeca Pagodinho soltou a voz para a gravação do seu novo DVD. Sob o título “Vida que Segue”, o projeto do Multishow celebra os 30 anos de carreira do sambista e contou com as participações de Marisa Monte, Paulinho da Viola, Hamilton de Holanda e Yamandu Costa, entre outros. O novo projeto porém, não traz canções inéditas, com exceção daquela que dá nome ao DVD. O que vamos ouvir são as canções que marcaram a infância de Zeca Pagodinho: “Gosto que Me Enrosco”, de Sinhô; “Diz que Fui por Aí” e “Mascarada” de Zé Keti, são alguns exemplos. ”Escolhi um repertório que fez parte da minha infância. Eram justamente as músicas que eu cantava quando estava reunido com a minha família em reuniões na minha casa. Hoje, eu repito essa festa aqui”.