Quatro segredos para sempre ter emprego

Por Gazeta Admininstrator

Nunca antes os norte-americanos estiveram tão preocupados em manter sua empregabilidade. Para aqueles que não se mantêm focados em sua capacidade de adaptação ao mercado de trabalho, chegará, muito possivelmente, o dia em que se tornará difícil encontrar um “bom trabalho”.

Especialistas recomendam quatro “segredos” para manter sua empregabilidade.

1 – Sua definição de “um bom trabalho” precisa ser razoável
De acordo com o nosso progresso profissional, desenvolvemos experiência e capacidades que, freqüentemente nos levam a melhores oportunidades em termos de salário e de benefícios. O problema está em concluir, precipitadamente, que uma vez que nos seja oferecido um melhor salário, ou um pacote de benefícios melhor, essa será uma realidade para qualquer trabalho que você consiga no futuro. O resultado disso é o chamado efeito da “algema de ouro”.

2 – Use a regra 3x3x3 para criar sua própria estratégia de desenvolvimento profissional

Desista de esperar pela revisão anual do seu salário. Trabalhadores “espertos” trazem o processo de revisão para as suas mãos. Avalie suas fraquezas e valores profissionais e apren-da a minimizar as fraquezas e a maximizar os valores:
a) escolha três valores que você queira maximizar;
b) identifique três formas pelas quais você conseguirá ampliar cada uma dessas habilidades;
c) articule três exemplos de como você poderá mostrar ao seu empregador suas habilidades desenvolvidas.

3 – Seja a solução para alguma necessidade de seu empregador
Seguindo a mesma lógica de uma conta de poupança para a aposentadoria, os profissionais costumam usar a etapa inicial de suas carreiras para desenvolver habilidades que os permitam ter uma trajetória de sucesso. Lamentavelmente, depois de uma década, ou mais, alguns profissionais acreditam já ter alcançado o suficiente para parar de se esforçar. A meia idade, em geral, leva a questionamentos sobre a própria qualidade de vida alcançada, como, por exemplo tempo livre destinado à família e à diversão.

Profissionais que adquiriram sabedoria de vida sabem que nada disso precisa influenciar na qualidade do tempo destinado à carreira. Para manter-se empregado, mantenha-se focado em ser um profissional que cria soluções. Para isso, é importante desenvolver expertise em uma determinada área do conhecimento que seja de grande demanda em seu ambiente de trabalho. Isso cria uma espécie de “apólice de seguro pessoal”, que faz com que você continue sendo um profissional sempre em demanda pelo mercado.

4 – Crie uma “comissão de conselheiros” para sua empresa individual
Pessoas sábias não fazem cirurgias em si mesmas, não arrancam seu próprio dente, e não representam a si mesmas em juízo. Elas dele-aogam isso a profisisonais que têm treinamento e experiência para isso, a fim de alcançar os melhores resultados. Profissionais sábios fazem o mesmo com suas carreiras. Em tempos em que os empregados são, em essência, uma empresa individual, ou seja, responsáveis por manter interessante ao mercado o serviço que oferecem, não parece fazer sentido seguir o conselho daqueles que podem ajudá-lo a tomar as melhores decisões de carreira? Não importa se for de um parente, um colega de trabalho, um ex-chefe, ou até mesmo de um profissional de recursos humanos, o importante é que o aconselhamento seja buscado com alguém que saiba mais do que você.

Carreiras profissionais são sempre cheias de mudanças inesperadas e reviravoltas. Para evitar obstáculos no caminho, utilize as dicas acima e você estará em condições de fazer mudanças de curso, quando necessário, e de elevar seu nível de empregabilidade.