Que tal incluir o testamento nas suas resoluções de fim de ano?

Por Ingrid Domingues

testamento

Como todo ano, muitos fazem sua lista de resoluções de coisas que prometem realizar a partir do início do ano novo. A resolução mais popular é a de “fazer dieta” ou “fazer exercício” e, embora sejam válidas, existem outras que talvez sejam até mais importantes para você e sua família.

Uma das decisões mais importantes que você pode tomar neste novo ano é a de preparar seu testamento. Não pense que, porque você é jovem, ou solteiro, ou não tem filhos, que isso é uma “bobagem” ou algo que somente deve ser feito por “idosos”.

A preparação de um testamento é algo de extrema importância e que todos, inclusive imigrantes morando recentemente nos EUA, devem fazer. O preparo de um testamento pode ser algo simples ou bastante complexo, dependendo da situação financeira do indivíduo e o tamanho de sua família. Para um jovem, o preparo de um testamento é algo que não somente lhe dará uma segurança com respeito aos bens que ele possa ter, mas também será um bom começo para possíveis documentos futuros relacionados ao seu patrimônio.

O que pode ser colocado num testamento? A resposta é simples: qualquer coisa! Sim, qualquer dos seus desejos (desde que não seja algo contra as leis do estado no qual você reside) pode ser detalhado para ser seguido de acordo com suas instruções. Por exemplo, quem ficará com seu querido cão ou quem herdará seu relógio dado pelo seu avó? Qualquer coisa que você quiser deixar explicado poderá aparecer no seu testamento.

Obviamente, uma das mais importantes razões para preparar um testamento é se você tem filhos menores. Às vezes, contamos com parentes e amigos que irão cuidar dos nossos filhos após nosso falecimento. Porém, talvez, os melhores amigos e mais queridos parentes não estão preparados emocionalmente ou financeiramente para  enfrentar tal responsabilidade. Portanto, seria prudente você deixar bem explicado (e após conversar com a pessoa/pessoas) quem irá cuidar dos seus filhos após sua morte, o que lhe trará paz e segurança. Além disso, você deve escolher com cuidado quem irá ser o representante do seu testamento, a pessoa que irá cuidar do possível inventário e seguir suas instruções. Essa escolha deve ser feita com cuidado para evitar brigas familiares.

Na Flórida, é aconselhável não somente preparar um testamento, mas também um “Power of Attorney” (um tipo de procuração) e um “Health Care Surrogate”, que é a designação de um indivíduo que poderá tomar decisões sobre sua saúde e decisões médicas, caso você não possa tomar tais decisões. Não pense que o preparo de um testamento é um “luxo” e que somente ricos devem ter um. Não pense também que é algo inacessível financeiramente. Um testamento simples, para um casal sem filhos, pode ficar entre $500 e $750 dólares e, como todo processo legal, deve ser preparado por um advogado.

Se você quer começar 2016 com uma boa “resolução”, pense em preparar seu testamento. Será algo que você não irá se arrepender e lhe dará uma coisa a menos para se preocupar. Por último, uma vez que você prepare seu testamento, revise-o anualmente e faça suas mudanças de acordo com o que tiver de novo em sua vida, filhos, compra de imóveis, etc. Estar preparado é tudo na vida – e na morte também. Não há nada de errado em começar uma dieta no dia 1º de janeiro, mas que tal começar um planejamento para o futuro?

Se você precisar de mais informações sobre como preparar um testamento, entre em contato por email.