Quebra de paradigma - Linha Direta

Por Daniel Galvão

Eric Fanning foi nomeado por Barack Obama como próximo secretário do Exército. A notícia poderia passar despercebida não fosse um detalhe: o ex-subsecretário da Força Aérea americana pode se tornar o primeiro gay assumido a liderar uma das Forças Armadas dos EUA na história.

Atualmente, Fanning ocupa o cargo de subsecretário do Exército. Mas, ele já trabalhou como chefe de gabinete para o secretário de Defesa dos EUA, Ash Carter. Sua nomeação para o posto deve ainda ser confirmada pelo Senado norte-americano.

Ponte aérea A retomada das relações diplomáticas entre EUA e Cuba devem ter um novo rumo na semana que vem! Isso porque americanos e cubanos vão sentar e discutir a normalização dos serviços aéreos entre os dois países. Depois de meio século de hostilidade, Washington e Havana caminham em direção ao entendimento. A abertura dos céus da ilha às empresas aéreas americanas deve acelerar ainda a economia dos dois países. Em cana na China Esta semana foi divulgada a informação de que uma empresária americana está detida há seis meses na China. Ela está sendo acusada de espionagem pelo governo chinês e pode ficar bem encrencada! Pelo que se sabe, Sandy Phan-Gillis - que foi detida quando ia entrar na região administrativa especial de Macau (sul da China) - está sendo investigada por “espionagem e roubo de segredos de Estado”, segundo o site Savesandy.org, que publica informações sobre o caso. Treinados e equipados Cerca de 70 rebeldes sírios, formados no programa “train-and-equip”, entraram na Síria para combater o grupo jihadista Estado Islâmico (EI). O programa americano para treinar e equipar os rebeldes, lançado no início do ano ao custo de $500 milhões de dólares, até o momento, não obteve bons resultados.

Aliados O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente russo, Vladimir Putin, acordaram em Moscou criar um mecanismo para coordenar a ação militar de seus países na Síria e evitar confrontos. A ideia é evitar “mal-entendidos entre as forças israelenses e  russas”. A conferir!

___________________________

RAPIDINHAS

• A americana Marie Davidek virou destaque até na rede de TV “CNN” esta semana. Tudo por conta de um tomate que ela colheu. Marie, que mora em Mt. Morris Township, em Michigan (EUA), quase não acreditou quando encontrou em sua horta o fruto parecido com um pato. • A escalada do dólar não tem fim. Ultrapassando os R$ 4 nas casas de câmbio brasileiras, a alta da moeda americana ameaça a frágil economia brasileira cada vez mais. É o efeito “marolinha” que Lula disse que chegaria ao Brasil, lembra?! • O fundador da Wise-up e sócio do Orlando City, Flávio Augusto, foi apontado recentemente como um dos líderes brasileiros que mais influenciam os jovens na internet. Empreendedor até o tutano, o empresário vem se consolidando como um dos nomes mais respeitados do Brasil no exterior.