Rápidas sobre esporte - Mano a Mano

Por Mano Thiago

santos-gremio-jogada-640x480-fotoarena

Tá chegando a Copa do Brasil

Este final de semana o PFC vai dar um show na telinha. No sábado, 17, o Brasileirão Série B, entra na 16ª rodada, com o Palmeiras, enfrentando o Paysandu, no Pacaembú, em São Paulo, a partir das 3:20 pm. Na sequência, às 5:30 pm, pela Série A, a Rapaposa Mineira (Cruzeiro), recebe o Vitória, no Mineirão e, às 8 pm, o estádio São Januário é o palco para Vasco e Grêmio. No domingão, tudo começa para Corinthians e Coritiba, do Pacaembu, a partir, das 3 pm, na sequência, às 5:30 pm, o Santos vai à Salvador, para enfrentar o Bahia, no estádio da Fonte Nova. Mas os grande jogos ficam para a Copa do Brasil, que começa na terça, dia 20, a partir das 8:30 pm, com o Nacional, de Manaus, recebendo o Vasco, no estádio do SESI em Manaus, na quarta dia 21, às 6 pm, o Santos, do Sr. Leonardo Lourenço Bastos, receberá o Grêmio de Hernan Barcos e Kleber, em plena Vila Belimiro e o Cruzeiro, receberá o tdo poderoso Mengão, a partir das 8:30 pm, no Mineirão.

O Brasil é realmente o 9ª no ranking da FIFA?

Pra todo brasileiro, amante do futebol, o nosso fracasso na Copa de 2010 foi só o início de uma crise que parecia não ter fim. Tropeços e falta de postura mútua entre a comissão técnica e os atletas da seleção fez com que caíssemos no ranking da Fifa para a 22ª posição, atrás de Gana e Bósnia, que nunca participou de uma Copa do Mundo. Hoje, com a conquista da Copa das Confederações, vivemos uma nova fase, comandada pelo El Bigdon, treinador Zica, Luis Felipe Scolari, bem mais favorável, porque pulamos para a 9ª colocação.  O ranking segue com Espanha, que tem 1.484 pontos, Alemanha com 1.257, Colômbia com 1.219, Argentina com 1.210, Holanda com 1.165, Itália com 1.142, Portugal com 1.099, Croácia com 1.098 e nós (Brasil) com 1.089. Verdade é que os critérios de pontuação, às vezes, se tornam descriteriosos se levarmos em conta o número insignificante de amistosos que a nossa seleção promove e o fato de não ter a necessidade de participar de eliminatórias nas últimas copas.  Se cruzarmos os históricos entre as seleções, descobrimos que: a Croácia, dos jogos que disputou com o Brasil, perdeu um e empatou outro; Portugal, no último confronto com o Brasil, levou uma sacola de 6 a 2 com Cristiano Ronaldo, Manoeis e Joaquins; a Itália sofreu nas mãos do Brasil na última Copa das Confederações; a Holanda é uma das mais equilibradas, pois assim como venceu 3 confrontos, perdeu 3; contra os nossos hermanos argentinos, esquecendo o vexame do último Confronto das Américas, o Brasil venceu 38 vezes e perdeu 36. A Colômbia nem se fala, dos 7 confrontos, ganhou apenas um, em 13 de setembro de 1991 (eu tinha 2 anos de idade); a Alemanha, considerada uma das maiores rivais do Brasil, nos venceu apenas duas vezes, contra 5 vitórias do Brasil; e, por fim, o futebol mágico e lírico da Espanha, se curvou aos maloqueiros do Brasil, na Copa das Confederações, lembra? Se você não sabe como funcionam os critérios da FIFA, confira no site do Gazeta News.

Arena Corinthians O Governo Federal, através do Portal da Copa, divulgou, nesta semana, as novas fotos da construção dos seis estádios que ainda precisam ser entregues para o Mundial de 2014: Arena da Baixada, em Curitiba, o Beira-Rio, em Porto Alegre, a Arena Pantanal, em Cuiabá, a Arena das Dunas, em Natal, a Arena da Amazônia, em Manaus, e Arena

Corinthians, em São Paulo Aparentemente, a mais adiantada é a Arena Corinthians, que precisará de mais tempo para instalação de assentos temporários, localizados atrás dos gols, que por uma questão de segurança não poderão ser instalados ao mesmo tempo que a cobertura. Outros seis estádios já foram entregues e sediaram jogos da Copa das Confederações e são utilizados em todos os finais e meios de semana, contrariando aos protestos, que davam conta de que os estádios não seriam usados pelos clubes do Brasil. São eles: Maracanã, no Rio de Janeiro, Estádio Nacional de Brasília, Arena Pernambuco, Mineirão, em Belo Horizonte, Castelão, no Ceará, e Fonte Nova, na Bahia.

Brasil jogará em homenagem a Mandela E já estão confirmados os amistosos contra a Coreia do Sul e com a África do Sul, fora de casa, divulgou em nota oficial a Confederação Brasileira de Futebol. “Jogaremos na África do Sul para prestar uma homenagem ao Nelson Mandela”, segundo o presidente da CBF, José Maria Marin.

R10 na seleção? Em entrevista a uma revista masculina no Brasil, o jogador Ronaldinho Gaúcho disse que ainda acredita que fará parte do grupo de Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo de 2014. “Tudo vai depender do meu desempenho do Brasileirão e no Mundial de Clubes”.  Iiiii maluco! Mas precisa da ajuda do Papai Noel!

Botafogo e Internacional na tela O PFC reservou um presentão para gaúchos e cariocas nesta quinta-feira, dia 15, a partir das 7:30pm, quando o Botafogo, de Seedorf, receberá no Maracanã, o Internacional, de D’Alessandro e Fórlan, pelo Campeonato Brasileiro série A. Na sexta, 16, é a vez do Campeonato Brasileiro série B, em rodada dupla: às 6 pm, os catarinenses do Avaí receberão o Ceará e, a partir da 8:30pm, o Sport Recife receberá o Atlético Goianiense, na Arena Pernambuco. Pelo site do Gazeta, você pode acompanhar os jogos do final de semana.