Recado racista em conta provoca polêmica nos EUA

Por Daniel Galvão

reprodução
[caption id="attachment_134835" align="alignleft" width="300"] Frase racista escrita a uma garçonete polemiza na internet. Foto: reprodução[/caption]

Uma frase racista, escrita por um casal na conta deixada para a garçonete Kelly Carter, num restaurante na Virgínia, está provocando polêmica nas redes sociais depois que a imagem e a história se tornaram virais na rede. "Ótimo serviço, não damos gorjeta a negros" é o que estava escrito.

De lá para cá, inúmeras pessoas têm ido ao restaurante para abraçar e dar gratificações a Kelly. Além disso, uma campanha online foi criada para dar uma "gorjeta coletiva" à garçonete. A solidariedade já rendeu até na plataforma YouCaring, cerca de de $2,6 mil dólares.

À imprensa local, a garçonete contou que o casal tinha por volta de 25 anos e chegou a elogiar o café da manhã que ela serviu. "Uma lembrança de ódio não pode me parar. Meus braços ainda estão abertos para eles", disse, garantindo que poderia reconhecer os rostos de ambos caso os visse novamente.

Nos EUA, dar gorjetas é comum, já que os restaurantes normalmente pagam menos do que o salário mínimo, utilizando o pretexto de que estas gratificações completarão o pagamento do funcionário.

Tommy Tellez, dono do restaurante, em entrevista à rede de televisão britânica BBC, disse que a reação do público tem sido "fenomenal" à frase racista escrita na conta e que ele classificou como "terrível, desanimador e ultrajante".