Recall de congelados inclui mais de 400 itens de supermercados em todo o país

Por Gazeta News

recall 2

Em meio a um massivo recall de comidas congeladas envolvendo milhões de pacotes de frutas e legumes distribuídos por todos os 50 estados dos Estados Unidos, México e Canadá, autoridades estão preocupadas em como irão fazer com que consumidores chequem produtos congelados que podem ter sido comprados ainda em 2014.

Este é um dos maiores recalls de comida já registrados, com mais de 400 produtos do CRF Frozen Foods em Pasco, Washington, vendidos sob mais de 40 marcas diferentes, como Costco, Target, Trader Joe’s e Safeway. Até o momento, oito pessoas ficaram doentes afetadas pelo tipo de listeria geneticamente similar à encontrada nos produtos da CRF. Duas pessoas morreram embora listeria não tenha sido a principal causa.

O recall começou no dia 22 de abril, cobrindo 11 tipos de produtos com vegetais congelados. No dia 2 de maio, a CRF expandiu o recall para seus produtos orgânicos e frutas e vegetais tradicionais manufaturados e processados na fábrica de Washington desde 1º de maio de 2014.

A companhia ainda está tentando descobrir a origem da contaminação. De acordo com os CDCs, listeria afeta mais adultos com mais de 65 anos com o sistema imunológico fraco e mulheres grávidas.

Os produtos foram tanto empacotados para a venda individual como também incorporados em produtos de outras marcas, como Trader Joe’s e Costco.

O FDA e CDC desenvolveram um sistema de monitorar a origem da salmonela, listeria e E. coli. Uma vez que uma doença relacionada à comida é identificada, cientistas podem ligar o DNA de alimentos contaminados com a bactéria que está adoecendo as pessoas, podendo potencialmente encontrar o local onde a comida foi fabricada ou processada.

Nesse surto, das oito pessoas doentes, seis estão na Califórnia e as duas pessoas que morreram eram de Maryland e Washington.

Autoridades não sabem por que não há mais pessoas doentes. Entre as explicações é que nem todos os pacotes têm a mesma quantidade de listeria, e a bactéria é morta quando o produto é cozido.

Para mais informações visitem: www.fda.gov/Safety/Recalls/MajorProductRecalls/ucm500668.htm