Nevasca histórica deixou pelo menos 30 mortos nos EUA

Por Marisa Arruda Barbosa

nevasca

Depois de trazer uma nevasca histórica a vários estados do nordeste americano e afetar mesmo os estados do sul, a tempestade Jonas parece ter começado a perder força no domingo.

O leste do país ficou coberto de neve e com alagamentos na sexta-feira e no sábado, paralisando cidades como New York e Washington, DC. Cerca de 85 milhões de pessoas foram afetadas, o que equivale a 25% da população do país.

Mais de 13 mil voos foram cancelados nos três dias de tormenta, sendo 3.500 somente no domingo, segundo o site especializado FlightAware.

Os aeroportos de New York, Filadélfia, Washington e Baltimore foram fechados. A capital dos Estados Unidos e sua principal metrópole suspenderam todas as viagens.

Pelo menos 30 pessoas morreram pela tempestade, segundo autoridades locais, em New York, na Carolina do Norte, Carolina do Sul, Virgínia, Kentucky, Maryland, Arkansas, Ohio, Delaware e Washington.

Muitos desses óbitos resultaram de acidentes de estrada e de ataques cardíacos durante a tentativa de remover a neve das ruas. Este foi caso das cinco vítimas em New York e em Long Island, relatou o governador de New York, Andrew Cuomo.

Milhares de casas ficaram sem energia elétrica. A meteorologia informou que a tempestade deixou 56 centímetros de neve acumulada em Washington. Os 68 centímetros de neve que caíram em um único dia sobre o Central Park, em New York, representam a segunda maior marca desde o início dos registros, em 1869.

Os fortes ventos provocaram o temor de inundações em diversos pontos da costa do Atlântico, segundo o Serviço Meteorológico Nacional, enquanto as ruas em algumas localidades costeiras de Nova Jersey ficaram cobertas de água e gelo.

Aeroportos, voos, escolas e escritórios do governo

Escolas da maioria dos estados afetados permaneceram fechadas na segunda-feira, conforme autoridades limpam as ruas cobertas pela neve, com exceção de New York, que declarou que seriam reabertas.

Apesar da melhora do tempo, a situação de milhares de passageiros que esperam nos aeroportos da região vai demorar para normalizar.

No domingo, os dois aeroportos de Washington permaneciam fechados. Já os três da região de New York (John F. Kennedy, LaGuardia e Newark, este último em New Jersey) reabriram.

Na manhã de segunda-feira, quase 1.400 voos já haviam sido cancelados. Em cinco dias, quase 13 mil voos foram cancelados, criando caos em todo o país e mesmo no mundo.