Há eficácia em receitas FITs com Whey Protein?

Por Poliane Novaes

Whey Protein é uma proteína extraída do soro do leite durante o processo de produção do queijo. Essa proteína é facilmente assimilada pelo nosso organismo, por isso é usada como suplemento alimentar.

Suplemento alimentar foi criado para aqueles que não conseguem ter através da alimentação todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.

Existe um mito entre os que buscam definição muscular, de que é necessário o consumo de proteína através de suplementos para que o músculo cresça. Digo que é mito, pois é muito fácil conseguir através da alimentação a quantidade ideal de proteína para construção muscular, lembrando que o excesso pode causar sobrecarga hepática, renal, dentre outros problemas.

O consumo desenfreado de Whey Protein fez com que muitos passassem a criar diferentes formas de consumi-lo.  Vemos hoje em muitos blogs receitas proteicas na qual o Whey é utilizado como ingrediente.

O Whey Protein, quando aquecido, reage com os açúcares dos outros ingredientes da sua receita (não precisa ser o açúcar em si, outros carboidratos fazem o mesmo efeito), resultando em produto de glicação avançada, os AGE’s (do inglês, advanced glycation end-products).

Durante algumas das reações que levam à formação desses AGEs, são geradas espécies reativas do oxigênio (EROs), radicais livres que exercem estresse oxidativo no organismo, consequentemente causando danos principalmente ao nosso DNA, contribuindo com  envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares e diabetes mellitus.

Ou seja, o Whey que você consome em receitas não passa de uma dose de radicais livres, açúcares e gordura concentrados.

Já nos submetemos à formação dos radicais livres o suficiente produzidos pela poluição ambiental, raio-X, radiação ultravioleta, radiação eletromagnética, tabagismo, consumo de álcool e agrotóxicos, assim como em substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, conservantes, hormônios), estresse, consumo de alimentos pró-oxidantes, como gorduras saturadas etc. Portanto, se você ingere produtos resultantes do aquecimento do Whey PProtein, repense! Você pode estar ajudando a criar todos os danos descritos acima e ainda perdendo todo o efeito que a proteína teria em seu corpo.