Recursos da Inteligência II

Por Gazeta Admininstrator

Aprendizado e modelos mentais

As pessoas estão constantemente interagindo com o meio em que vivem e, com isso, estão constantemente se modificando. Na visão construtivista de Piaget, isso é chamado de chama adaptação. E o processo de adaptação, por sua vez, também segundo Piaget, compreende outros processos: assimilação, acomodação e equilibração.


Na assimilação, as pessoas enfrentam si­tuações novas a partir dos ­modelos mentais de que dispõem e permitem que novos modelos mentais se juntem aos que elas já têm. Na acomodação, elas fazem uma espécie de triagem dos modelos mentais disponíveis, reorganizando-os e modificando-os para que ofereçam melhores respostas às suas novas experiências. Já na equilibração, que mui­to apropriadamente podemos chamar de ?crescimento da inteligência?, as pessoas se desequilibram momentaneamente em busca de solução para alguma situação desafiadora e, nesse processo, suas estruturas mentais se reorganizam e se ampliam, permitindo maior compreensão da realidade. Depois disso, a pessoa retoma seu equilíbrio... mui­to mais inteligente!
Resumindo, aumentamos a nossa inteligência quando estamos diante de uma si­tua­ção nova para a qual ainda não temos um pa­drão de resposta assimilado. Situações completamente novas nos desequilibram, nos levam a bus­car uma resposta adequada, a aplicar essa resposta e, depois, a assimilá-la e acrescentá-la à nossa coleção de modelos mentais, que é o nosso arsenal de inteligência.

Adquirindo modelos mentais

Adquirimos modelos mentais por meio do aprendizado; e aprendizado, didaticamente falando, pode acontecer de duas formas: casual e organizado.
Casual: refere-se a tudo aquilo que aprendemos de forma espontânea, em decorrência natural da nossa interação com as pessoas e com o meio em que vivemos. É o aprendizado que não de­cor­re do ensino, mas, sim, da convivência social, da observação, da lei­tura, das informações que nos chegam pelos meios de comunicação em geral.
Organizado: é a forma de aprendizado planejada para transmitir determinados conhecimentos, habilidades e, até mesmo, normas de convivência social. Pode acontecer de várias formas e em vários lugares, mas a escola ainda é o principal referencial de aprendizado organizado por trabalhar a partir de um planejamento específico, cuja finalidade é transmitir e permitir a assimilação de determinados conhecimentos e habilidades.
O aprendizado organizado fora da escola pode acontecer, por exemplo, quando um jovem começa a trabalhar como ajudante de câmera para aprender a operá-la e, com isso, vai reunindo as condições necessárias para ser um cineasta. Já o aprendizado nas instituições de ensino decorre do desenvolvimento e da aplicação de várias disciplinas, que têm como espinha dorsal a pedagogia.
O aprendizado é um processo contínuo na vida das pessoas, disso todos sabem. O que nem todos sabem é que ele é um importantíssimo recurso para aumentar a inteligência. As pessoas que sabem disso são inteligentes o bastante para não desperdiçar esse valioso recurso. Utilize-o você também.