Rede Starbucks oferece bolsa de estudos para funcionários

Por Gazeta News

A rede Starbucks anunciou, na última semana, que seus 140 mil funcionários nos Estados Unidos poderão fazer faculdade por quatro anos sem pagar nada, por conta da cafeteria. A companhia com base em Seattle, conhecida por oferecer seguro de saúde aos funcionários, anunciou a criação do “Starbucks College Achievement Plan” com a Arizona State University em junho do ano passado. No início, o programa era oferecido somente para alunos que já haviam começado um curso.

Agora, o programa funcionará da seguinte forma: cada empregado da Starbucks (esteja ele trabalhando em período integral ou não) que for aceito pela Universidade do Estado do Arizona poderá pedir a bolsa, que dá direito, a cada semestre, ao reembolso das taxas cobradas pela instituição de ensino. O funcionário poderá escolher entre 49 cursos on-line e não terão que permanecer na Starbucks após a conclusão do curso.

“Todo mundo merece uma chance ao sonho americano”, diz o presidente da Starbucks, Howard Schultz, em um comunicado à imprensa. “Ao dar aos nossos sócios (empregados) acesso a quatro anos com cobertura das taxas, estamos fornecendo ferramentas críticas para oportunidades ao longo da vida”. A rede diz que vai gastar $250 milhões de dólares com o programa e espera que 25 mil funcionários consigam seus diplomas daqui a 10 anos.

Atualmente, há 2 mil empregados da cafeteria fazendo algum curso on-line na Universidade Estadual do Arizona. A Starbucks também se comprometeu, nos próximos anos, a contratar 10 mil jovens entre 16 e 24 anos que não estão nem estudando, nem trabalhando. Com isso, eles poderão ter a chance de entrar no programa educacional da empresa.