Reforço militar na fronteira dos EUA não deixa brasileiros inquietos.

Por Gazeta Admininstrator

O discurso do presidente norte-americano, George W. Bush, onde ele confirma a envio de quase 6.000 soldados da Guarda Nacional para a fronteira entre os EUA e o México não assustou a comunidade de imigrantes brasileiros que vivem em solos norte-americanos. Pelo menos, é o que assegura Fausto Mendes da Rocha, diretor-executivo do Centro do Imigrante Brasileiro, na cidade de Boston.

Segundo Fausto, as atenções da comunidade brasileira em relação ao pronunciamento de Bush, feito nesta segunda-feira (15), estiveram mais voltadas para as questões ligadas à legalização de imigrantes.

A possibilidade de uma futura legalização trouxe mais alívio do que medo em relação à militarização", avalia o brasileiro.

Isso porque, de acordo com Fausto, a imigração ilegal de brasileiros para os EUA vem diminuindo claramente desde outubro de 2005, quando o México passou a exigir visto também para os brasileiros. Essa medida foi implantada soba forte pressão da Casa Branca e surtiu seu efeito desejado.

Causa da Redução

Outro motivo que ajudou para a queda no fluxo de imigração ilegal de brasileiros para os EUA foi o fim do programa "Catch and Release", que em uma tradução livre significa "Pegar e Soltar".

Até então, os imigrantes ilegais pegos pelas autoridades norte-americanas eram libertados até que fossem julgados e deportados. Muitos deles sumiam antes mesmo que o processo chegasse ao fim.

Atualmente, todos aqueles que são pegos por agentes federais na fronteira são mantidos presos até o momento da deportação.

"Essas duas medidas foram determinantes para a diminuição da vinda de imigrantes brasileiros ilegais para cá, por isso o reforço do patrulhamento da fronteira não é mais um motivo de preocupação para gente", explicou.

A diretora-executiva da Aliança Brasileira nos EUA, entidade com sede em Connecticut, concorda que apesar do reforço militar na fronteira assustar um pouco, ele não está no centro do debate entre os imigrantes brasileiros.

"A comunidade brasileira na verdade vê nas palavras do presidente Bush uma luz no fim do túnel, um caminho para a legalização. E isso é o mais importante", disse.

O presidente Bush afirmou que vai implantar um sistema de vistos temporários para trabalhadores convidados, além de admitir que imigrantes ilegais consigam a cidadania americana.

Novas Manifestações

A partir desta quarta-feira(17), começa uma nova onda de manifestações pelos direitos dos imigrantes em várias partes dos EUA.

Várias organizações se reunem em torno da campanha nacional "Somos uma América" e vão às ruas na tentativa de pressionar o Congresso norte-americano a mudar a lei de imigração do país.