Reforma da imigração deve trazer mudanças demográficas para os EUA

Por Gazeta News

asian americans

O país pode estar prestes a iniciar uma nova metamorfose demográfica caso o projeto de reforma da imigração, que se encontra no Senado, seja aprovado nos próximos meses. A explosão do número de hispânicos mudou a dinâmica racial de negros e brancos do país e ao longo das próximas décadas uma nova explosão poderá muda-la novamente. As informações foram publicadas pelo McClatchy News Service.

O objetivo da reforma da imigração não é de alterar a composição demográfica do país, disse o senador Marco Rubio, da Flórida, um dos líderes republicanos do "Gang dos Oito" e um possível candidato à presidência. Mas ele disse que o mundo mudou drasticamente e o país deve competir em uma economia global, o que significa passar de um sistema baseado na família para um sistema mais baseado em habilidades. Isso se refletirá no incentivo à vinda de imigrantes que estejam mais preparados para contribuir para a economia do século 21, ele disse.

A nova lei quase que dobraria o limite máximo para vistos para imigrantes altamente qualificados, conhecida como H1-B, de 65 mil para 110 mil. A lei também iria colocar maior ênfase sobre a necessidade de trabalhadores em tecnologia treinados para a ciência, aumentando o número de vistos para estudantes estrangeiros, com mestrado e doutorado nessas áreas.

O resultado disso pode ser o aumento do número de imigrantes com conhecimento especializado, a maioria da China e Índia, o que poderá mudar étnica e racialmente a população dos EUA, mesmo não sendo esta a intenção do Senador Marco Rubio.

Além das decisões em relação à segurança nas fronteiras, ou de conceder ou não cidadania aos 11 milhões de imigrantes, experts no assunto dizem que as maiores mudanças no dia a dia dos americanos nas décadas seguintes à aprovação da reforma, caso seja aprovada, será dos líderes eleitos pela população, a forma como as crianças serão educadas e a comida que se coloca na mesa para o jantar.

Novas mudanças demográficas devido a uma reforma imigratória não seriam imediatas. Se a lei de imigração passar em 2013 pouco irá mudar dentro de cinco a 10 anos, dizem especialistas. O crescimento dos latinos no curto prazo ainda seria grande, considerando que a maioria dos 11 milhões de pessoas aqui ilegalmente e um adicional de 4,5 milhões em listas de espera para os Green Cards são principalmente de latinos.

Mas dentro de 20, 30 e 40 anos, uma nova onda de imigrantes altamente qualificados e seus filhos, será mais aparente.