Reforma: Projeto de lei deve passar no Senado no dia 4 de julho, diz senador

Por Gazeta News

Charles Schumer

O senador democrata Chuck Schumer, de Nova York, membro do grupo bipartidário que elaborou o projeto de lei de reforma imigratória, previu no dia 2 que o Senado aprovará o projeto até 4 de julho. Enquanto isso, republicanos da Câmara já disseram que irão elaborar a própria proposta de lei. As informações são da "Associated Press".

Shumer prevê que 70 dos 100 senadores votarão na medida no Senado a partir de 10 de junho. No entanto, mesmo que passe lá, a proposta deve enfrentar desafios na câmara liderada pelos republicanos.

“Nós estamos caminhando para frente porque acreditamos em um caminho bipartidário para algo tão vital para os americanos e teremos um bom projeto de lei”, disse o senador. “Nós começaremos a avaliar a proposta em 10 de junho. Eu prevejo que ela passe até 4 de julho. Nós esperamos conseguir até 70 votos”.

Apesar dos alertas da Câmara dos Deputados Federais, controlada por republicanos, de que o projeto de lei não avançará, Schumer argumentou que o porta-voz John Boehner não terá escolha. “Borhner sabe que o Partido Republicano será relegado ao partido da minoria por uma geração, caso se posicionem contra a imigração”.

Outra proposta

Outro grupo vem formulando uma proposta de reforma migratória na Câmara e alertou que chegou a um acordo. Entretanto, o projeto de lei ainda não foi formalmente apresentado. Boehner elogiou os esforços do grupo e disse em um comunicado, compartilhado com três líderes, de que a Câmara apresentará a sua própria proposta de reforma imigratória.