Reformas no projeto de imigração podem ser determinantes para o futuro das eleições no México.

Por Gazeta Admininstrator

Para Diretores do US Immigration o debate sobre imigração poderá ser o principal tema dos candidatos, conservadores ou esquerdistas, nas próximas eleições do México.

Cidade do México - O debate sobre a questão de imigração nos Estados Unidos determinará mais do que o futuro dos imigrantes indocumentados, ele ajudará a eleger o próximo presidente do México nas eleições do dia 2 de julho.

A reforma que legaliza os mexicanos indocumentados nos EUA poderá colocar o candidato Felipe Calderón no poder assim como seu partido Ação Nacional.

Entretanto, as últimas medidas norte-americanas com a construção de mais barreiras e o deslocamento de tropas nas fronteiras podem tender a balança em favor de Andrés López Obrador, candidato esquerdista à presidente.

Com cerca de 12 milhões de mexicanos nos EUA, sendo metade ilegal, uma mudança na política de imigração dos EUA teria grande efeitos na parte sul da fronteira (México).

“Esse é o tema mais abordado no momento”, disse o especialista mexicano Manuel Barberena. “Todos os candidatos querem mostrar que não se dobrarão perante os EUA, ao prometerem aos imigrantes que eles farão melhores propostas que as oferecidas no norte da fronteira (EUA)”.

A reforma norte-americana de imigração tem sido uma pedra no sapato de Vicente Fox. Durante, aproximadamente, 6 anos ele tem tentado negociar com os EUA para permitirem uma ampliação na questão da imigração ilegal, se encontrando regularmente com o Presidente Bush e realizando viagens para Califórnia, Utath e Washington a fim de debater o tema.

No entanto, Fox vem recebendo duras críticas do pré-candidato, Lópes Obrador, esquerdista do Partido Revolucionário Democrático. No episódio em que Bush anunciou o envio de 6 000 soldados da Guarda Nacional para a fronteira, Lópes chamou publicamente Fox de franco. Para o esquedista, o atual presidente mexicano serve apenas de marionete para os interesses de Washington.