As regras do Card Act - Saúde Financeira

Por Gazeta News

gift-cards-group[1]

Claudia Fehribach

As festas de fim de ano estão chegando e um monte de gente, inclusive eu, acha mais fácil comprar um cartão de presente (gift card), no entanto, muitas vezes hesitamos em fazê-lo temendo os termos e condições escondidas nestes cartões.

Mesmo que o Card Act (Ato de 2009 que regula as responsabilidades e acontabilidade em relação aos cartões de crédito) tenha estabelecido regras para fazer o cartão de presente mais seguro para os consumidores, ainda é importante pesquisar antes de comprar. Um dos melhores atos fruto do Card Act é que os cartões de presente não podem expirar por um prazo de pelo menos cinco anos.

Se você tem a intenção de comprar este tipo de cartão para o próximo aniversário/natal etc; aqui vão alguns pontos para se manter em mente:

- Não há nenhum valor máximo para as taxas mensais, quando se trata de encargos por inatividade, especialmente quando a taxa é divulgada quando você compra o cartão, o que significa que a empresa pode cobrar um valor muito alto.

- Alguns cartões tentam driblar a regra dos cinco anos de validade, fazendo com que os cartões operem como um cartão de débito ou crédito e tenham uma data de validade. Quando a validade expira, você tem que solicitar um cartão de substituição e, provavelmente, será cobrado por isso. Datas de validade devem ser divulgadas quando você compra o cartão.

- Certifique-se de verificar os termos e condições do cartão presente que você está considerando comprar. Se você está dando um cartão para um amigo que você sabe que vai querer comprar on-line, verifique se o cartão que você compra pode ser usado para isso, e não apenas para compras na loja. Novamente, quaisquer taxas ou limitações devem ser divulgadas na embalagem do cartão presente.

Quando você receber o cartão, leia os termos e condições. Confira a data ou taxas de validade.

Se você verificar que o valor do seu cartão expirou, ou que as taxas foram deduzidas, contate a empresa que emitiu o cartão. Eles ainda podem honrar o cartão ou reverter as taxas.

Use seu cartão o mais rápido que puder. Assim você evita aborrecimentos desnecessários.

Trate o seu cartão como dinheiro. Se o seu cartão for perdido ou roubado, comunique o fato ao emissor imediatamente. Pode ser que você não recupere o valor que estava no cartão. Alguns emissores não vão substituir os cartões que são perdidos ou roubados, mas outros emissores farão a substituição,por uma taxa. Pode ser necessário apresentar prova de compra e o número de identificação do cartão. A maioria dos emitentes têm números de telefone toll-free. Você pode ligar para relatar um cartão perdido ou roubado.

Certifique-se de pesquisar qualquer empresa com cuidado antes de comprar o seu cartão. Você pode também checar relatórios de BBB (Better Business Bureau) on-line em http://www.bbb.org ou pelo telefone 314-645-3300.

Perguntas? Envie sua dúvida por email para  claudia@debthelper.com. Visite também nosso website www.Debthelper.com