Relator e revisor do mensalão discutem durante julgamento

Por Gazeta News

untitled

O ministro-relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, pediu desculpas ao revisor da ação, Ricardo Lewandowski, após um embate, no dia 22, no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) durante a fixação da pena de Marcos Valério.

Durante a definição da pena de Valério, Lewandowski criticou o critério adotado pelo relator para estabelecer a pena do crime de corrupção ativa em razão de desvios no Banco do Brasil. Ele afirmou que o critério do relator poderia levar a uma pena “estratosférica”. Barbosa, então, acusou o colega de estar “plantando o que quer colher”.

Após intervalo da sessão, Joaquim Barbosa pediu “desculpas” a Lewandowski pela forma com que discutiu com o colega. “Eu me excedi há pouco quando rebati de maneira exacerbada o ministro Ricardo Lewandowski, a quem eu peço desculpas pelo excesso”.

Lewandowski disse que o pedido de desculpas de Barbosa revela “grandeza”. “Queria assinalar o gesto de grandeza de pedir desculpa e dizer que aceito-a prontamente. E dizer que nossas divergências não desbordam do plano estritamente técnico-jurídico”.

Ao longo do julgamento do caso, Barbosa e Lewandowski trocaram farpas diversas vezes.

Pena Na análise de seis acusações diferentes, a pena de Marcos Valério pode chegar a 34 anos, 3 meses e 6 dias de prisão. Além disso, a multa pode alcançar a R$ 2,347 milhão (em valores que ainda serão corrigidos).