Relatório aponta menores imigrantes em centros de detenção com adultos

Por Gazeta News

menores detidos

Mais de 1,3 mil menores de idade, incluindo dúzias de menores de 14 anos, ficaram presos em centros de detenção para adultos nos últimos quatro anos, de acordo com novo relatório de um grupo de apoio a imigrantes.

Segundo os regulamentos federais, menores de 18 anos devem ser transferidos de centros de adultos dentro de 72 horas. Mas dados do Immigration and Customs Enforcement Office of Enforcement and Removal Operations, que foram revelados ao National Immigration Justice Center, com base em Chicago, mostram que pelo menos 1.366 menores de idade ficaram presos por mais de três dias em centros de detenção para adultos nos quatro anos que antecedem dia 30 de setembro de 2012. As informações são do “Tribune Washington Bureau”.

Presos O relatório contém informações de 30 centros de detenção de imigrantes em 13 estados e mostra que pelo menos 386 imigrantes com menos de 18 anos ficaram presos em cadeias de condados, prisões privadas ou outros centros de detenção de adultos por mais de um mês. Quinze menores ficaram presos por mais de seis meses.

Menores presos em centros de detenção de adultos são, muitas vezes, colocados em confinamento solitário para serem protegidos, disse Amy Fetting, advogada do National Prison Project do American Civil Liberties Union.

A maioria dos jovens tinham pelo menos 15 anos ou mais, mas 37 eram menores de 14 anos e dois deles, menores de 10.

Regras federais De acordo com regras federais, jovens detidos por agentes de imigração devem ser transferidos o quanto antes para centros administrados por órgãos para refugiados do Health and Human Services. Esses centros oferecem escola, acesso a advogados de imigração e mais segurança. Mas um grande fluxo de menores entrando no país ilegalmente da América Central causou lotação nesses centros. Grupos de apoio de imigrantes, como o National Immigration for Justice, temem que esses jovens tenham tido o acesso à justiça negado.