Repórter atira sapatos em Bush no Iraque

Por Gazeta Admininstrator

O irmão do jornalista iraquiano Muntazer al-Ziadi, que atirou neste domingo seus sapatos contra o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, explicou hoje que fez isso pelo "mau comportamento dos soldados americanos" no Iraque.

Em entrevista, Udai al-Ziadi, irmão do repórter, afirmou que o jornalista "não cometeu nenhum crime, mas foi o mau comportamento dos soldados americanos o que o levou a atirar seus sapatos em Bush".

O irmão do repórter afirmou ainda que ele e sua família deixaram a casa na qual moravam após o incidente por temor de que o Exército dos Estados Unidos os detivesse.

Udai afirmou que não sabe o que aconteceu com seu irmão, nem sobre as autoridades que o detêm, e pediu sua libertação "imediata".

Além disso, descreveu seu irmão como uma "pessoa tranqüila, que nunca teve problemas com os demais".

Algumas notícias informaram que o conselheiro de segurança nacional do Iraque, Mouwafak al-Rubaie, é a pessoa que supervisiona as investigações abertas contra Ziadi, jornalista do canal de televisão "Al-Baghdadia".

Vários dos jornalistas afirmaram que o ódio do repórter contra as tropas americanas deve-se à morte de dois de seus irmãos que faziam parte do Exército Mehdi, fiel ao clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr.

No início do ano, a milícia xiita protagonizou intensos combates contra o Exército iraquiano e americano no bairro de Cidade de Sadr e na cidade de Basra, sul do país.

No domingo(14), durante uma entrevista coletiva oferecida por Bush e o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, Ziadi se levantou da cadeira na qual estava e, após gritar "este é o beijo de despedida, cão", atirou seus dois sapatos contra o líder americano, sem acertar no alvo.

Imediatamente depois da agressão, Ziadi foi rendido e detido pelos seguranças que estavam na sala.