Resumão dos campeonatos de 2011

Por Gazeta Admininstrator

Por Enrique Dias
COPA LIBERTADORES
Terminada a fase da pré-Libertadores, a competição iniciou a fase de grupos. Dos times brasileiros o Cruzeiro foi o grande destaque da primeira rodada ao golear por 5 a 0 a equipe do Estudiantes de La Plata-ARG.

O Grêmio também fez excelente estreia ao ganhar por 3 a 0 do Oriente Petrolero da Bolívia. Favorito ao título, o Santos decepcionou ao empatar em 0 a 0 com o fraco Deportivo Táchira na Venezuela. O atual campeão da competição, o Internacional também empatou fora de casa, 1 a 1 contra o Emelec do Equador. O time gaúcho teve a partida nas mãos e o empate foi cedido no último lance da partida.

O campeão brasileiro e também um dos favoritos ao título, o Fluminense, só empatou com o Argentinos Juniors no Engenhão, 2 a 2. Resultado sofrido e brigado, pois a equipe argentina esteve sempre à frente do time de Muricy Ramalho.

Na rivalidade entre argentinos e brasileiros na Libertadores, os argentinos seguem com mais vitórias nos confrontos, 58 a 52.

COPA DO BRASIL
Começou a grande festa do futebol nacional com 64 times de todos os estados do país.

Na primeira fase, o time visitante que ganhar por dois gols de diferença ou mais, classifica-se automaticamente para a 2ª Fase. Nas quinze primeiras partidas, apenas cinco times conseguiram fazer essa diferença. Caxias-RS, Flamengo, São Paulo, Uberaba e Goiás já estão classificados. Ceilândia-DF, Murici-AL, Treze-PB, Santa Helena-GO e Vitória-ES estão eliminados.

CAMPEONATO PAULISTA
O Corinthians após a eliminação da pré-Libertadores vem fazendo ótima campanha no Paulistão. Venceu os três clássicos que disputou e já está na ponta de cima da tabela a um ponto do líder.

Palmeiras vem mantendo regularidade, é o lider, mas não encanta. Felipão arma o time na defesa e 1 a 0 é goleada. Com isso o Verdão tem a defesa menos vazada com três gols em nove jogos. O Santos começou a toda veloci-dade e vem caindo de produção. Perdeu para o Corinthians e as críticas já começaram a ficar mais fortes contra o treinador Adilson Batista.

Ganso ainda está indefinido quanto a sua permanência na equipe praiana.
O São Paulo está oscilando com seis vitórias e três derrotas, mas tem uma geração de novos talentos que poderá dar o que falar ainda este ano. O ambiente são-paulino anda tenso por causa das eleições. O atual presidente (Juvenal Juvêncio) tenta uma manobra para continuar no cargo em um terceiro mandato. Já o chamam de Ju Ju Mubarak. Ainda é cedo para afirmar, mas os quatro grandes já estão se garantindo para a fase final de play-offs.

Este ano, os oito primeiros se classificam. O 1º pega o 8º, o 2º o 7º, 3º contra o 6º e o 4º contra o 5º. Esse confronto é em apenas uma partida. O empate leva a decisão para os pênaltis. O mesmo ocorrerá nas semifinais. Na grande final, serão duas partidas e o time com melhor campanha jogará por dois resultados iguais. Ronaldo Fenômeno foi homenageado na partida entre Corinthians e Santos. Todos os jogadores do Timão tinham um número 9 na numeração das camisas.

CAMPEONATO CARIOCA
Já na fase decisiva do 1º turno conhecido como Taça Guanabara, o Cariocão terá uma final inédita entre o Flamengo e o Boa Vista de Saquarema. O Boa Vista surpreendeu ao Flu na semifinal e após empatar a partida por duas vezes, eliminou o favorito tricolor nas cobranças de pênaltis. O Flamengo garantiu a vaga na final após vencer também nas cobranças de pênaltis, ao seu mais constante rival em finais nos últimos cinco anos, o Botafogo. O destaque da partida foi o goleiro Felipe que segurou o empate no tempo normal e também defendeu duas cobranças das quatro batidas pelos botafoguenses. Esta foi a segunda vez que Felipe elimina o Botafogo nos pênaltis. Em 2008 quando jogava pelo Corinthians, Felipe pegou um pênalti e o Corinthians eliminou o Fogão na semifinal da Copa do Brasil daquele ano. O Vasco após um início desastroso, massacrou por 9 a 0 o América na última rodada e parece que será protagonista no 2º turno para apagar o vexame do 1º turno.

CAMPEONATO GAÚCHO
O Grêmio avança para as finais e o Inter ficou de fora ao perder na quarta-de-final para o Cruzeiro de Porto Alegre nos pênaltis. Grêmio, Caxias, Cruzeiro e São José disputam as semifinais do 1º turno.

CAMPEONATO MINEIRO
Ainda está cedo para definições, pois o campeonato começou duas semanas após a maioria dos estaduais. Atlético, América e Cruzeiro lideram sem grandes surpresas. A nota negativa foi o assassinato do jovem atacante e promessa Willian Morais. O jogador tinha acabado de chegar de empréstimo do Corinthians ao América onde jogaria até o término do Campeonato Brasileiro.

CAMPEONATO CEARENCE
Ceará, Fortaleza, Guarani e Horizonte farão as semifinais do 1º turno. O destaque negativo ficou para o tradicional Ferroviário que acabou na lanterna da tabela.

CAMPEONATO BRASILIENSE
O Brasiliense lidera com folga o campeonato candango, mas a atração é a nova marca alcançada pelo artilheiro Túlio Maravilha que marcou o seu gol número 950. Túlio joga atualmente pelo Botafogo do DF.

CAMPEONATO PARANAENSE
O Coritiba foi o campeão do 1º turno e já garantiu a sua vaga na final. A conquista aconteceu com uma rodada de antecipação e no clássico contra o rival Atlético-PR. E a festa do Coxa foi maior ainda com uma goleada de 4 a 2. O Paraná Clube está em último lugar e corre sério risco de cair para a segunda divisão.

CAMPEONATO BAIANO
O grande destaque do campeonato baiano é a cidade de Feira de Santana que este ano tem três times na primeira divisão. Fluminense, Bahia e Feirense estão fazendo boas campanhas no estadual. Já o Bahia de Salvador vem fazendo campanha irregular e surpreendeu no BaVi e ganhou do líder Vitória por 2 a 0.

CURIOSIDADES
River Plate, Boca Juniors, Penarol, Nacional e Colo Colo. Não. Não estamos falando de Copa Libertadores. Estamos falando de times brasileiros que estão disputando os nossos estaduais. O Colo Colo é da Bahia. Penarol e Nacional fazem o clássico uruguaio no Amazonas e em Sergipe temos o River Plate na primeira e o Boca Juniors na segunda divisão. Outra curiosidade é que temos Corinthians em quatro estaduais; AL, RN, PR e SP.