Reta final: Hillary tem 47% e não será indiciada por FBI; Trump busca votos na Flórida

Por Gazeta News

Faltando um dia para a eleição presidencial, a candidata Hillary Clinton conta com vantagem de quatro pontos percentuais sobre Donald Trump em pesquisa da ABC News/Washington Post divulgada nesta segunda-feira, 7.

A pesquisa, realizada com 1.763 possíveis eleitores norte-americanos, 47 % disseram apoiar Hillary e 43% apoiar Trump, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais, de acordo com o Washington Post.

James Comey, diretor do FBI (Federal Bureau of Investigation) disse no domingo, 6, que Hillary Clinton não será indiciada no caso dos novos e-mails. No dia 28 de outubro o FBI havia anunciado que encontrara novas mensagens relacionadas e iria reabrir o caso para investigação.

Comey escreveu ao Congresso que, durante o processo de investigação, o FBI disse ter revisto todas as comunicações enviadas por ou para Hillary Clinton, enquanto ela era secretária de Estado e conclui que: “Com base em nossa revisão, não mudamos nossas conclusões que expressamos em julho com relação à secretária Clinton”, disse o documento, reafirmando que o caso está arquivado.

Reta final

Os dois candidatos passaram a dar uma atenção enorme a New Hampshire na fase final. O estado de 1,3 milhão de habitantes — 0,4% da população americana — pode ser o local decisivo, mesmo tendo apenas 4 delegados entre os 538 do Colégio Eleitoral. Por isso, Hillary, Trump e o presidente Barack Obama marcaram eventos no local.

“Agora o estado-chave para fornecer o voto decisivo de número 270 (quantidade necessária para a vitória no Colégio Eleitoral), se as eleições saírem como previsto, é New Hampshire. Lá Hillary lidera por apenas 1,7 ponto percentual em nossa média ajustada, mas pesquisas recentes têm mostrado Trump avançando no estado”, afirmou Nate Silver, fundador do site FiveThirtyEight.

New Hampshire e a Pensilvânia, onde Hillary faz o comício de encerramento na noite desta segunda-feira, 7, ao lado de Barack e Michelle Obama, não têm votação antecipada, e neles, tudo será decidido na terça-feira, 8.

O candidato Donald Trump chegou à Florida na manhã desta segunda-feira, 8, estado importante na disputa, onde os dois candidatos estão empatados. Do lado democrata, Obama também terá agenda de campanha na Flórida para apoiar Hillary. Trump seguirá então para a Carolina do Norte, Pennsylvania e New Hampshire, segundo a diretora de campanha, Kellyanne Conway, citada pela agência Associated Press. Os estados são considerados fundamentais para conseguir a vitória na terça-feira. Com informações de Agências.