Retórica da imigração não está considerando o aumento da população asiática nos EUA, diz estudiosa

Por Gazeta News

Enquanto Donald Trump fala sobre a construção de um muro na fronteira entre Estados Unidos e México para impedir a imigração ilegal, não são todos os imigrantes que atravessam a fronteira. Nos últimos anos, asiáticos ultrapassaram os hispânicos em relação à imigração legal e ilegal.

Um novo estudo do Pew Research Center mostra que os asiáticos serão o maior grupo de imigrantes dos EUA até 2056.

Enquanto a imigração do México está zerada, ou seja, com o número de mexicanos deixando o país igual ao número daqueles que estão vindo, a imigração asiática, especialmente de pessoas da China e Índia, está crescendo, disse Erika Lee, professora de história asiática e americana da Universidade de Minnesota e autor do livro “The Making of Asian American”.

A maioria dos asiáticos que permanece ilegalmente no país vem com visto de turista e permanece nos EUA além do permitido, diz o estudo. “Por isso a retórica da construção de um muro para aumentar a segurança nas fronteiras contra o problema da imigração latina está um pouco desatualizada”, disse Lee.

A professora diz ainda que existe a noção de que os asiáticos são uma minoria modelo, por serem melhores sucedidos academicamente e economicamente. “Mesmo que as estatísticas mostram que não é esse o caso. Existe uma grande diversidade na população asiático-americana e não é correto dar a todos esse estereótipo de minoria modelo”, explicou Lee. Fonte: NPR.