Retrospectiva 2016: Estados Unidos

Por Gazeta News

Trump surpreendeu ao derrotar Hillary e se eleger presidente dos EUA

Em uma disputa acirrada e cheia de polêmica após mais de um ano de campanha, o republicano Donald Trump venceu a rival democrata, Hillary Clinton, na eleição americana no dia 8 de novembro e será empossado no dia 20 de janeiro de 2017 como o novo presidente dos Estados Unidos. Trump conquistou o mínimo de 270 delegados do colégio eleitoral ao vencer nos estados da Flórida, Pennsylvania, Wisconsin, Iowa, Georgia, Arkansas, Utah, Idaho, Iowa, Missouri, Lousiana, Ohio, Alabama, North Dakota, South Dakota, Wyoming, Indiana, Nebraska, Kansas, Kentucky, West Virginia, Tennessee, Mississippi, Texas, Montana, South Carolina, North Carolina, Oklahoma e Alaska, totalizando 276 delegados.

Como parte do processo eleitoral americano, os 538 integrantes do Colégio Eleitoral votaram no dia 19 de dezembro em seus respectivos estados e declararam formalmente Donald Trump vencedor das eleições. Trump conquistou uma clara maioria desses grandes eleitores – 306, quando são necessários 270 para ser eleito -, mas perdeu para Hillary na votação popular por quase três milhões de votos. O resultado surpreendeu e contradisse várias pesquisas de opinião, que indicavam vitória para Hillary. Um dos assuntos mais polêmicos de Trump refere-se à deportação de milhões de indocumentados, a construção de um muro na fronteira com o México e mudanças nas leis imigratórias do país.


Disputas judiciais entre pais brasileiros e americanos seguem na justiça

O processo de guarda do menino Nicolas Brann, 6 anos, corre na justiça brasileira há três anos. A brasileira Marcelle Guimarães é acusada pelo ex-marido, o americano Christopher Brann, de premeditar o sequestro do filho para o Brasil em julho de 2013, quando foi para o país de férias e não voltou com a criança. Em julho, Brann recorreu ao Congresso dos EUA para tentar conseguir trazer de volta o filho, mas ainda sem sucesso. Já a paulistana Cintia Pereira luta para reaver a guarda do filho Joseph Lorenzo, de 5 anos, sequestrado e trazido pelo pai, Gary Lee Heaton II, para Utah, em dezembro de 2015. A guarda do menino continua com o pai e a mãe passa algumas horas e finais de semana com o filho. Atualmente, a família faz terapia conforme determinado pela Justiça americana para seguir o processo.


Menina brasileira tem tumor retirado nos EUA

Médicos especialistas em tumores de pescoço e cabeça do hospital LSU Health Shreveport, em Louisiana, retiraram voluntariamente, no dia 20 de dezembro, todo o tumor cancerígeno do rosto da menina Melyssa Braga, de 5 anos. O tumor pesava cerca de dois quilos e meio e foi encaminhado para análise em Dallas, no Texas. A família é de Guarulhos, na Grande São Paulo, e aguarda a recuperação de Melyssa para voltarem ao Brasil. Foi colocada uma placa de titânio na parte da mandíbula e futuramente serão feitas mais cirurgias faciais e implantes dentários. A família aguarda a recuperação da menina para voltar para o Brasil.