Retrospectiva 2015 - Imigração

Por Gazeta News

Obama ordens executivas

O bloqueio das Ordens Executivas

No dia 18 de janeiro, o que era para ser o grande dia em que as Ordens Executivas de imigração, anunciadas pelo presidente Barack Obama, começariam a entrar em vigor, acabou sendo um dia frustrante para a administração e aproximadamente 5 milhões de imigrantes indocumentados que seriam beneficiados. Dias antes de entrar em vigor, um juiz federal do Texas, Andrew Hanen, colocou um bloqueio sobre as ordens, apoiando os 26 estados que processaram a administração. A administração levou as ordens a um tribunal de apelações de New Orleans, que manteve o bloqueio. Obama resolveu levar o caso à Suprema Corte. Se tudo correr dentro do previsto, o caso deverá ser julgado no verão de 2016, em um ano que será fortemente marcado pela disputa presidencial.

Aumenta o número de brasileiros detidos nas Bahamas e litoral da Flórida

Somente no ano de 2015, 90 brasileiros foram detidos nas Bahamas ao tentar chegar à costa dos Estados Unidos sem a documentação adequada, disse o Ministério das Relações Exteriores, em julho. Esse número superou as detenções durante todo o ano passado, cujo total foi de 80. O número de detenções de pessoas de todas as nacionalidades também esteve em alta, passando de 4.478, em 2012, a 6.588, em 2014. Este ano também foram descobertas pelo menos duas redes especializadas em trazer brasileiros ilegalmente para os EUA através das Bahamas. O mais recente foi em setembro, quando agentes localizaram uma embarcação com dois adolescentes. Os jovens brasileiros estavam sendo trazidos das Bahamas por traficantes pagos pela mãe dos garotos, que vivia nos EUA. Em agosto, um brasileiro foi preso em flagrante por planejar o tráfico de imigrantes pelas Bahamas aos EUA.

EUA aumenta controle sobre programa de isenção de vistos

Depois dos ataques terroristas em San Bernardino, na Califórnia, e em Paris, a Câmara dos Deputados votou, no dia 8 dezembro, pela restrição de viagens aos Estados Unidos, aprovando um projeto de lei que acabará com a isenção de visto para pessoas que visitaram a Síria, Iraque, Irã ou Sudão. A legislação recebeu o apoio dos dois partidos, com 407 votos a favor e 19 contra. Essa foi uma rara área em que o presidente Barack Obama e os republicanos concordaram na luta contra o terrorismo do Estado Islâmico. A medida foi encaminhada ao Senado.

[caption id="attachment_103375" align="alignright" width="300"] Najla[/caption]

Brasileiras morrem ao tentar atravessar o deserto

O corpo da professora Najla Salem finalmente foi encontrado em março no deserto dos EUA, após semanas de aflição de sua família em Barra Mansa, no Rio de Janeiro. Najla estava desaparecida desde o início de fevereiro, quando tentou cruzar, de forma ilegal, a fronteira entre o México e os Estados Unidos. Segundo familiares, ela pagou $20 mil dólares para fazer a travessia pelo deserto do Texas. Moradora de Volta Redonda, mas natural de Barra Mansa, a professora tinha como objetivo chegar a Nova York, onde estavam o namorado e o filho adolescente, que tem dupla nacionalidade. A paraense Suenne Ferreira Lima morreu após atravessar ilegalmente a fronteira entre o México e EUA, no dia 23 de maio. De acordo com sua família, Suenne morava em Canaã dos Carajás e passou mal após enfrentar muito frio na travessia. A brasileira chegou a ser socorrida em território americano e foi levada para um hospital com pneumonia, mas não resistiu e morreu.